Há alguns dias reportámos que a Intel tinha conseguido garantir parte da quota de produção da TSMC, nomeadamente nas suas linhas de 3nm. Mas ao que tudo indica, vai ser uma quota de produção mesmo muito alta, que vai muito provavelmente limitar os planos da AMD, e claro, da Apple. Duas gigantes que estavam a planear usar este processo de produção em pleno para as suas novas gerações de produtos.
Isto parece uma jogada da Intel, para basicamente “partir” as pernas das rivais diretas, enquanto acerta as suas próprias linhas. Afinal, parece que a gigante azul dos microprocessadores meteu quantias de dinheiros massivas em cima da mesa! Tudo de forma a garantir uma grande capacidade de produção para dar vida à uma nova geração de placas gráficas Xe. E ainda a novos processadores pensados para o mundo dos servidores.
3nm da TSMC vai ser mais rápido, eficiente, e da Intel!
Portanto, segundo o que sabemos, a produção em massa nas linhas de 3nm vai começar algures no segundo trimestre do próximo ano. Com um aumento agressivo nas unidades de waffers produzidas algures no verão do mesmo ano. A produção vai começar nas 4000 waffers, e vai eventualmente chegar aos 10000 wafers por mês.
Isto é muito curioso, porque a Intel parece ter reservado a grande maioria da quota de produção, ao mesmo tempo que investe forte e feio na modernização das suas atuais linhas, bem como na construção de novas fábricas um pouco por todo o mundo. Em suma, uma utilização muito inteligente dos seus recursos, que vai muito provavelmente atirar a AMD para os braços da Samsung, e claro, traz algumas dificuldades para o planeamento da Apple, que está neste momento a planear apostar forte e feio nos 3nm e 4nm, para toda uma nova geração de produtos baseados nos seus próprios processadores Apple Silicon.
Vamos ter de esperar pelos próximos episódios para perceber o que vai acontecer no mundo da produção de micro processadores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!