A Samsung apresentou finalmente o Galaxy Watch 4 e o Watch 4 Classic que são sem dúvida os melhores smartwatches Android da atualidade. No entanto, isto não significa que tenham tudo. A plataforma Tizen desapareceu e foi substituída pelo Google Wear OS que desta vez até contou com a ajuda da Samsung no desenvolvimento. No entanto e apesar da renovação parece que ainda ninguém tirou o escadote nas as latas de tinta. É que ainda falta aplicações importantes como o YouTube Music e sobretudo o Google Assistant no Galaxy Watch 4. De facto, esta talvez seja a coisa mais importante em falta!
Afinal o Galaxy Watch 4 tem uma coisa muito importante em falta!
Tratando-se de um Wear OS poucos esperavam que o assistente de voz, por defeito, fosse o Bixby mas é exatamente isto que acontece. Ou seja, tal e qual como os smartwatches da Samsung mais antigos. Dito isto, tudo o que precisa é de ficar a carregar no primeiro botão de cima. Mas o que é relevante é que o Google Assistant não está instalado e não parece que possa ser descarregado a partir da Play Store. É verdade que existe um painel de definições onde podemos escolher o assistente por defeito. No entanto, o Bixby é a única opção disponível.
Entretanto a nova app YouTube Music que foi anunciada juntamente com o Wear OS 3 também não vem instalada no relógio. Assim como acontece com o assistente da Google também não pode ser descarregada através da Play Store.
Seja como for deverá ser uma questão de tempo até podermos deitar a mão a todas as aplicações através da Play Store.
É sem dúvida estranho que uma das principais funções do Wear OS desde a primeira versão não esteja presente logo de início no novo smartwatch topo-de-gama. Seja como for e caso a Samsung não se mexa depressa alguém há de conseguir integrar esta app nos próximos dias.