PlayStation 5: Não é preciso vender um rim para comprar um SSD

A Sony impressionou meio mundo com uma consola (PlayStation 5) aparentemente ligeiramente mais fraca no combo CPU+GPU, relativamente à Xbox Series X da Microsoft, mas que apostava tudo num sistema de armazenamento super rápido, o que por sua vez tinha como grande objetivo acabar com os tempos de ‘loading‘.

No entanto, apesar de todas as suas capacidades, este sistema de armazenamento apresenta algumas falhas. Especialmente no armazenamento disponível para o utilizador.

Afinal de contas, apesar de ser um sistema com a capacidade de 825GB, o jogador apenas tem acesso a 667GB no dia-a-dia. Por isso, em 2021, em que já temos jogos com 200GB ou mais, a gestão destes espaço é sem dúvida alguma um autêntico pesadelo. A Sony sabe disto melhor que ninguém, e como tal, permite a montagem de um SSD PCIe 4.0 M.2 NVMe extra, de forma a aumentar a capacidade de armazenamento da consola. Contudo, a fabricante rapidamente avisou os jogadores que não garantia a mesma performance, no SSD ‘extra’.

Pois bem, ao que tudo indica, para aproveitar os jogos de nova geração, não é realmente obrigatório ter um SSD super rápido.

PlayStation 5: Afinal… A consola não precisa de um SSD Ultra Rápido!

dualsense, PS5

Portanto, segundo vários testes feitos ao firmware que vai finalmente permitir a instalação do SSD na consola de nova geração, os jogadores não precisam de ter um SSD super topo de gama, e por isso, super caro, para ter uma performance similar ao armazenamento interno da PS5.

Afinal de contas, apesar do facto de a Sony recomendar SSDs PCIe 4.0 capazes de chegar a uma velocidade de leitura de 5.5 GB/s, parece que drives mais lentas são igualmente capazes de oferecer uma boa performance no dia-a-dia. Como é o exemplo do SSD XPG GAMMIX S50 Lite, que apenas chega aos 3.9GB/s na velocidade de leitura, apesar de também ser uma drive PCIe 4.0 (link). Uma drive que apesar de compatível com a consola. Fica abaixo das especificações recomendadas pela Sony.

Óbvio que podem existir algumas diferenças na velocidade de carregamento em jogo. Mas pela diferença de preço, pode fazer sentido para os jogadores apostar em drives com mais armazenamento. Isto, em detrimento de alguma velocidade na leitura dos dados. É que uma drive ‘de topo’, custa quase o mesmo que uma PS5. Enquanto uma drive deste tipo fica mais perto dos ~150€.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também