Ainda se lembra dos tempos antes do domínio do Google Chrome? O Mozilla Firefox era a opção mais viável se quisesse fugir ao afamado Internet Explorer. Podemos até dizer que o Firefox era o Google Chrome de antigamente.
Ainda assim, depois de a Google ter lançado o seu browser, e de rapidamente ter ganho o domínio do mercado, o Firefox da Mozilla continuou a ser uma das melhores alternativas do mercado, especialmente no mundo Linux.
Contudo, é cada vez mais inegável que as coisas não estão a correr bem para o navegador da raposa… Afinal, o Firefox perdeu grande parte da sua base de utilizadores nos últimos 3 anos.
Firefox está a morrer lentamente. Menos 46 milhões de utilizadores!
Portanto, o Firefox perdeu cerca de 46 milhões de utilizadores nos últimos 3 anos. Números que nos chegam a partir dos próprios dados da Mozilla (Public Data Report), dados esses que foram compilados e tornados ainda mais públicos por um utilizador do Reddit (link). Mas vamos aos números propriamente ditos!
O Firefox tinha cerca de 244 utilizadores ativos mensais no fim de 2018, no entanto, no fim do segundo trimestre de 2021, este número já baixou para 198 milhões.
Na prática, estamos a falar de uma quota de mercado de 3.45% no mundo dos PCs, smartphones e tablets. Com o browser a ficar atrás do Safari (18.65%), e claro, muito atrás do Chrome (65.18%). Curiosamente, continua à frente do Edge, que por sua vez conta apenas com 3.41% da quota de mercado.
Esta queda de 46 milhões é preocupante, mas é apenas mais um grão de areia na vida do browser, que tem vindo a cair desde o fim de 2009. Afinal, nesta altura, o navegador da mozilla tinha cerca de 32% de quota de mercado, ficando atrás do Internet Explorer que por sua vez tinha cerca de 56%. Uma situação que mudou por completo quando o Google Chrome começou a sua ascensão em 2013.
De quem é a culpa?
Isto é uma pergunta complicada, mas é inegável que grande parte da culpa está na própria equipa de desenvolvimento do Firefox. Afinal de contas, a performance continua aquém dos rivais, e o foco na melhoria da Interface acabou por ter um efeito contrário ao desejado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!