A memória RAM DDR5 vai ser mais cara, e bem mais quente

Não é novidade para ninguém que quando temos o lançamento de uma nova tecnologia, esta chega sempre bastante cara às prateleiras. O que claro está, não vai ser diferente com a nova memória RAM DDR5, que deve começar a dar um ar de sua graça no mercado ainda em 2021, de forma a acompanhar o lançamento da Intel (Intel Core 12000 + Boards Z690).

No entanto, além de mais caras, a Corsair veio agora a público confirmar que o novo standard de memória também vai ser significativamente mais quente. Será isto um problema?

A memória RAM DDR5 vai ser mais cara, e bem mais quente

dominator

Portanto, o diretor de Marketing (George Makris) confirmou recentemente que a memória DDR5 pode funcionar a temperaturas muito mais altas relativamente ao que estamos habituados com a memória RAM DDR4. Porquê? Bem, aparentemente tudo se deve à passagem do regulador de voltagem para os chips de memória, abandonando a sua localização tradicional na placa lógica.

No entanto, o gestor de produtos da gigante Corsair (Matt Woithe) não está muito preocupado com a situação, afirmando que estão prontos a lidar com o aumento de temperatura, graças à utilização da sua tecnologia Dual-Path Heat Xchange (DHX).

Entretanto, além de tudo isto, temos ainda de ter em conta que os novos kits de memória RAM DDR5 também incluem EEC (Error Correction) ‘on-die’, uma funcionalidade que sempre fez parte do mercado tradicional, mas apenas agora chega ao utilizador comum. Uma excelente adição! Mas ainda não sabemos o que isto poderá trazer para cima da mesa em termos de consumo energético.

Entretanto, a Corsair está a planear lançar os seus primeiros kits de memória RAM DDR5 no fim do ano, nomeadamente Outubro, de forma a acompanhar o lançamento dos novos Intel Core 12000! Os primeiros processadores com suporte aos novos kits de memória. Entretanto, se prefere plataformas AMD, vai ter de esperar por 2022, visto que apenas a arquitetura Zen 4 vai tirar partido da nova geração de memória RAM. (Mas calma! A AMD vai lançar novos processadores ainda em 2021! Os Ryzen 6000 baseados na arquitetura Zen 3+, com um aumento de performance em jogos a rondar os 15%!).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com a chegada de memória DDR5? Vai comprar logo no lançamento? Ou vai esperar por outros lançamentos, e que a tecnologia fique mais ‘fresca’ e barata?

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também