Comprar placas gráficas em segunda mão? É boa ideia?

Comprar uma placa gráfica ainda é uma missão um tanto ou pouco complicada nos dias que correm. No entanto, com a loucura do mining lentamente a desaparecer, e com a produção a aumentar, as coisas vão acabar por chegar a um nível de normalidade! Muito provavelmente antes do fim do ano.

Mas lá está, com o fim da loucura, também é muito provável que as plataformas de revenda de material informático fiquem cheias de placas gráficas usadas. Placas essas, que podem, ou não, ter sido utilizadas no máximo das suas capacidades, durante dias a fio, no mining de ethereum.

Deve fugir destas placas? Na minha opinião, não. Existem boas oportunidades a um bom preço. Mas na opinião das fabricantes? Óbvio que sim. (Fonte)

Comprar placas gráficas em segunda mão? É boa ideia?

RTX 30, NVIDIA

Portanto, o mining de criptomoedas com placas gráficas já não é um mundo tão apelativo como era antigamente. Afinal, a moeda vale agora menos dinheiro, e a dificuldade no mining aumentou significativamente nos últimos meses, o que significa recompensas mais baixas por bloco minado. É por isto que temos muitos miners a preferir um último ‘pay-day’. Como? ao vender a totalidade do seu equipamento informático em plataformas como o Facebook Marketplace, OLX, eBay, etc…

Dito tudo isto, na opinião da Palit, conhecida fabricante de hardware, nomeadamente placas gráficas, o risco associado à compra de placas gráficas em segunda mão não compensa o alegado preço mais baixo no mundo dos usados.

Entretanto, é preciso ter em conta que no meio de todas as placas “mining”, existem sempre algumas boas oportunidades. Afinal de contas, os preços neste mercado estão significativamente abaixo daquilo que podemos encontrar nas lojas. Contudo, segundo a Palit, que tem a sua opinião baseada em estudos independentes, comprar placas gráficas usadas é uma má ideia. Porquê? Aparentemente, após um ano, a performance do GPU é reduzida em 10%.

Será isto verdade? Bem… Mais ou menos!

Esta perda de performance não acontece sempre, depende muito do setup em que a placa foi utilizada. Ou seja, se o miner teve cuidado na construção do seu sistema, e teve a certeza que todas as placas tinham airflow suficiente para funcionar no máximo das suas capacidades, sem danos significativos associados.

Mas provavelmente mais importante que isto, temos de ter em conta que a Palit, e quem diz esta, diz todas as fabricantes de placas gráficas, recebem ZERO euros na venda de placas gráficas usadas. Por isso, não é assim tão impressionante ver uma fabricante a tentar meter os consumidores a comprar placas novas.

Ainda assim, mesmo tendo em conta esta estratégia das fabricantes. Se por ventura está no mercado à procura de uma placa gráfica usada, é boa ideia ter cuidado. Por isso, teste tudo e mais alguma coisa para ter a certeza que não está a receber uma placa gráfica “toda assassinada”.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está a pensar ver o que se “come” no mundo das placas gráficas usadas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também