Isto é super curioso! Afinal de contas, apenas dias depois de a Intel ter vindo a público afirmar que ia fazer o tudo por tudo para voltar a ser uma força dominadora no mundo da produção de semicondutores. Chegando ao ponto de mudar a sua estratégia de nomenclatura, para fazer parecer que os seus processos de 10nm e 7nm são tão bons ou melhores que os processos de 7nm e 5nm da TSMC… Eis que a atual força dominadora da indústria veio a público bater o pé.
A TSMC já está pronta a avançar para os 2nm!
Enquanto a Intel inventa nomes para os 10nm, TSMC avança para os 2nm!
Portanto, apesar dos esforços da Intel, a TSMC não parece estar com grande vontade de ser ultrapassada. Por isso, continua a apostar tudo o que tem no avanço das suas linhas de produção, ao mesmo tempo que continua a rivalidade com a Samsung, a outra grande empresa dominadora deste segmento.
Em suma, a corrida agora é os 2nm, e pelos vistos, a TSMC vai chegar lá primeiro!
Afinal de contas, a TSMC está agora a planear construir uma nova fábrica em Hsinchu, com o grande objetivo de apostar tudo o que tem nos 2nm. A construção deve começar no início do próximo ano, e o equipamento de produção deve ser instalado no início de 2023. Estamos a falar de uma fábrica capaz de ocupar cerca de 50 hectares de terreno, com o início de produção marcado para 2024. (Inicialmente, a produção deve andar nos 100 mil wafers por mês.)
Curiosamente, esta nem deve ser a única fábrica, visto que irá existir uma segunda GigaFab de 2nm em Kaohsiung.
Entretanto, a construção da fábrica de 5nm no Arizona já está em curso, bem como a expansão da atual fábrica em Nanjing, China. Como se isto não fosse suficiente, também existem planos para a construção de mais fábricas na Alemanha e no Japão. Ou seja, o regresso da Intel parece estar um pouco complicado…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!