Google: afinal a Play Store não nos está a proteger como devia!

A Play Store tem mecanismos de defesa próprios para garantir a segurança dos utilizadores. Aliás se não existissem a loja estaria cheia de apps perigosas. É verdade que algumas ainda vão conseguindo entrar mas as coisas seriam bem piores. O Google Play Protect é o sistema responsável por esta proteção. No entanto, parece que nem tudo está bem. É que de acordo com o AV-TEST, o Google Play Protect só detetou dois terços de 20 mil aplicações infetadas! Mas isto significa que a Google Play Store não nos está a proteger?

Google: afinal a Play Store não nos está a proteger como devia!

É verdade que o Google Play Protect tem sempre uma grande tarefa entre mãos. Afinal analisa mais de 100 mil milhões aplicações todos os dias. Ainda assim e como refere o site Bleeping Computer isto não justifica que esta app fique em último lugar de todas as que existem para proteger smartphones. Eventualmente poderia estar a meio da tabela mas nunca em último.

Play Store proteger

Nos testes feito pelo AV-TEST foram utilizadas aplicações com 3000 novas formas de malware e outras que já tinham sido descobertas há um mês. Isto ajuda a perceber a eficácia.

Contas feitas houve resultados muito bons para aplicações externas e resultados muito maus para o Play Protect. Dito isto, cinco aplicações conseguiram detetar tudo em tempo real. Se estão curiosos elas forma o Bitdefender, GDATA, McAfee, NortonLifeLock e Trend Micro. Foram as únicas capazes de detectar todas as ameaças em tempo real.

Mas vamos aos valores que nos ajudam a perceber tudo da melhor forma.

Assim, o Google Play Protect apenas foi capaz de detectar 68.8% das aplicações perigosas em tempo real e 76.6% das ameaças mais antigas. As cinco apps que referi acima tiveram uma taxa de deteção de 100%.

Mas há outra questão. É que o sistema de proteção da Google também teve alguns falsos positivos. Assim, detetou 70 aplicações como sendo perigosas quando na realidade não o são. Isto em dez mil testadas.

Claro que as coisas estão melhor comparativamente ao ano passado. É que em 2020 tínhamos apenas uma taxa de deteção de 37%. Quase metade do que temos agora. No entanto, a Google juntou-se às empresas de segurança ESET, Lookout e Zimperium para melhorar isto.

O que é que isto significa?

Que se temos um smartphone Android não podemos apenas contar com o Google Play Protect para nos proteger. De facto, faz todo o sentido instalarmos uma aplicação adicional. As cinco que referi acima são sem dúvida uma boa opção. É que eventualmente podemos pensar que não precisamos deste tipo de proteção adicional mas acreditem que é mesmo necessária. É que cada vez temos mais ameaças a andarem por aí.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também