Google Play Store: em Setembro as aplicações vão tremer!

Foi em Maio que a Google anunciou novas políticas para a Play Store e outras regras em geral que vão tornar a vida muito mais difícil. Na prática o que é mais afetado são as capturas de ecrã e vídeos desenvolvidos com o objetivo de demonstrarem as funções e características de cada app. Foi agora confirmado que estas regras entram em vigor em Setembro de 2021 na Google Play Store. Para além disso, mais para o fim do ano, chegam novas políticas para títulos de apps, ícones e descrições.

Google Play Store: em Setembro as aplicações vão tremer!

A questão é simples. Muitos programadores utilizam uma grande variedade de truques para tornarem as suas apps mais apelativas. Escrever palavras em caps só é possível se for o nome de uma marca. Da mesma forma também não será possível incluir emojis no nome das aplicações.

Play Store mais

Os títulos das aplicações estarão limitados a 30 caracteres. Para além disso não podem incentivar a instalação ao incluirem frases como descarregar agora. Para além disso quem promover as apps com ícones especiais é igualmente banido.

A Google fala de tudo isto como uma pré-revelação. Na prática vai ajudar a que os programadores se preparem para o que aí vem.

E a Google vai ter uma mão muito pesada para tudo. Isto para as aplicações pagas pode ser uma chatice. É que na prática vão perder muito dinheiro se saírem da loja oficial de aplicações da Google.

na Play Store, Novidade na Play Store

Entretanto como referi acima primeiro teremos as políticas que dizem respeito aos gráficos, vídeos e descrições. Depois teremos as que estão relacionadas com a descrição e títulos.

No entanto, há mais castigos. Dito isto, há outros castigos mais leves. Assim em vez de saírem da loja da Google podem apenas não aparecer nas recomendações.

Seja como for todos temos a ganhar com isto. Pelo menos quem não quer enganos na PlayStore.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também