Apesar da crise de produção, a AMD continua numa posição muito interessante no mundo dos computadores, e não só. Afinal de contas, a gigante Norte-Americana continua a ser um sucesso nos processadores com os seus Ryzen 5000 (Zen 3), impressionou forte e feio com a performance das suas placas gráficas Radeon RX 6000, tem uma parceria muito interessante com a Samsung, para a implementação da sua arquitetura gráfica no mundo dos smartphones, e claro está, temos ainda de falar das consolas de nova geração (PS5 e Xbox Series S/X), ambas equipadas com SoCs da AMD.
Pois bem, dito tudo isto, parece que os planos de lançamento da AMD continuam certinhos, com as novas arquiteturas de nova geração a chegar no próximo ano. Aliás, as coisas nem ficam por aqui, visto que é possÃvel existir uma outra arquitetura Zen 3+, de forma a permitir que a AMD rivalize com a Intel no fim deste ano ou inÃcio do próximo.
AMD confirmou Zen 4 e RDNA 3 para 2022! Stocks de jeito?
Portanto, se por acaso estava à espera que a AMD fosse adiar lançamentos devido à crise, estava muito enganado. Vai ser tudo lançado em 2022, tendo como base o processo de 5nm da TSMC.
Dito isto, os novos Ryzen 6000 (ou 7000, dependendo se a AMD vai ou não lançar a arquitetura Zen 3+), vão chegar ao mercado com um máximo esperado 16 núcleos, mas… A AMD parece estar a mandar algumas dicas que este máximo poderá surpreender, possivelmente para o mais engraçado número 24. (24 núcleos e 48 threads!)
Em termos de mudanças, vamos ter um aumento de 25% no IPC, suporte a memória DDR5 e PCIe 5.0. Além disto, também vamos ter muitas melhoras na eficiência energética, derivadas ao uso do processo de 5nm da TSMC.
Entretanto, quanto à arquitetura RDNA 3, vamos ter a primeira arquitetura multi-chip module do mercado, naquilo que deverá significar uma placa gráfica topo de gama 2 ou 3x superior à atual RX 6900 XT. Vai ser a loucura.
Em termos de stock, é esperado que nesta altura já esteja tudo mais normalizado, o que deverá resultar em bons stocks de produto.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!