Caso não saiba, a atual crise de produção de chips não afeta apenas as fabricantes de smartphones, computadores, smartphones, etc… Vai muito além disso! Chegando até ao mundo da produção automóvel.
Afinal de contas, até na nossa Autoeuropa (fábrica VW em Palmela) existem dificuldades em meter a mão nos componentes essenciais que dão vida a um automóvel, chegando a fechar quase durante 2 meses, isto apenas em 2021. A VW não está sozinha nesta luta, visto que a grande maioria das fabricantes estão no mesmo barco… Bem… Mais ou menos! A Tesla conseguiu dar a volta à situação. Sabe como?
A Tesla foi inteligente! Mudou o software para dar a volta à crise
Portanto, a Tesla conseguiu escapar à crise, quase sem quaisquer danos, ao reescrever o software que dá vida aos seus veículos. Ora leia o que Elon Musk disse sobre o assunto:
- “Fomos capazes de substituir os chips mais procurados por outras alternativas. Com a nossa equipa a ser capaz de escrever o firmware numa questão de semanas. A questão aqui não é apenas trocar os chips, é também necessário reescrever o software que dá vida ao veículo.”
É exatamente por isto que enquanto a grande maioria das fabricantes anda a cortar na produção, e meter empregados em lay-off, ou a fechar fábricas temporariamente, a Tesla conseguiu manter um nível de produção alto. Para ter a noção do quão alto, a Tesla foi capaz de chegar a 11.9 mil milhões de dólares em receitas (1.1 mil milhões de lucro).
Curiosamente, a procura por novos automóveis está a subir cada vez mais, com a grande maioria das fabricantes a ser incapaz de responder às encomendas. Um fenómeno que mais tarde ou mais cedo vai ter a resposta de preços mais altos, tanto no mercado de novos, como de usados.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? A Tesla foi mais inteligente que todas as outras fabricantes? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!