A Valve impressionou tudo e todos nas últimas semanas, ao anunciar a sua nova consola portátil, a Steam Deck. Uma consola que promete ser capaz de correr todos os jogos disponíveis na plataforma Steam! Isto, com uma performance comparável a um PC ou a uma consola de nova geração.
Algo possível graças a um hardware muito similar ao que podemos encontrar na PS5 ou Xbox Series X, o que por sua vez resulta num aparelho capaz de oferecer uma performance pixel a pixel muito parecida à das consolas de nova geração.
No entanto, como estamos a falar de uma consola portátil, que precisa de uma bateria para funcionar, a Valve teve de arranjar uma maneira de conciliar uma performance satisfatória, a uma boa autonomia. Como? Ao limitar os FPS que a consola é capaz de oferecer no modo portátil.
A Steam Deck vai ser poderosa, mas também vai ser limitada!
Portanto, um dos membros da equipa de desenvolvimento da Valve (Pierre-Loup Griffais) confirmou que a Steam Deck tem algumas limitações implementadas no seu sistema operativo, de forma a otimizar a performance e autonomia da bateria.
Isto porque, em boa verdade, a Steam Deck é basicamente um PC poderoso no corpo de uma consola portátil. É por isso que é possível instalar vários tipos de sistemas operativos, como o Windows 10 ou 11, e é por isso que também é possível instalar mods para os muitos jogos que trazem esse suporte na sua biblioteca Steam. No entanto, como deve imaginar, jogos jogos pensados para um PC, numa consola portátil é obviamente algo bastante exigente, especialmente para a bateria do aparelho. Assim, a equipa decidiu limitar a resolução nos 800p e framerate nos 30 FPS.
“A nossa meta dos 30 FPS é basicamente o limiar que nós achamos aceitável para oferecer uma boa performance. A consola é capaz de oferecer mais, mas temos de encontrar um equilíbrio entre a performance e a autonomia da bateria.”
Porquê 800p e 30FPS? Bem, segundo os testes da Valve, todos os jogos atualmente disponíveis na Steam são jogáveis nesta resolução e framerate.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!