A Steam Deck foi recentemente anunciada pela Valve, prometendo uma performance capaz de rivalizar com as consolas de nova geração. Mas sabe como é que isto funciona? É que pode muito bem esquecer chegar aos 4K, e aos 120FPS, como na PS5 ou Xbox Series X. A experiência vai ser obviamente mais limitada.
Afinal de contas, a Steam Deck vai apostar numa resolução de 800p (1200 x 800), e num framerate a rondar os 30FPS (30Hz). Tudo de forma a conseguir correr todos os jogos presentes na biblioteca Steam. Acha isto pouco? É que em termos práticos, estamos a falar de uma performance pixel a pixel muito próxima à das consolas de nova geração. E sejamos sinceros… Precisa mesmo de uma resolução gigantesca numa consola mobile?
A Steam Deck da Valve tem como alvos: 800p e 30FPS
Portanto, numa recente entrevista, a equipa de hardware da Valve afirmou que vai mesmo ser possível jogar todos os jogos presentes na plataforma Steam. Afinal de contas, até os jogos mais recentes e mais poderosos da biblioteca vão ser capazes de se adaptar à resolução de 800p e framerate de 30Hz. Ora leia:
“Ainda não encontrámos nada que não seja possível jogar na Steam Deck, pelo menos por enquanto.”
SSD NVMe M.2 pode ser trocado!
O ‘boss’ da Valve já tinha confirmado publicamente que o SSD da consola pode ser trocado, mas referiu que apesar de ser possível, não é recomendado pela empresa, visto que nem todos os SSDs irão oferecer a mesma performance.
Dito isto, a equipa responsável pelo desenvolvimento da consola voltou a confirmar o facto, dizendo que é realmente possível trocar o SSD caso este avarie, ou simplesmente queira uma drive com mais capacidade de armazenamento.
Afinal de contas, apesar de a consola portátil chegar ao mercado com uma versão capaz de chegar aos 512GB. Verdade seja dita… 512GB é muito pouco nos dias que correm. Sim, a consola também conta com suporte a cartões microSD. E até vai ser possível jogar jogos diretamente do cartão SSD. Mas, como é óbvio, é mais rápido correr jogos a partir do SSD interno. Por isso, essa porta vai ficar aberta, vai ser possível trocar o SSD.
Entretanto, a consola está agora em pré-reserva. Será que vai ser um sucesso? É que a Valve nunca foi grande coisa no campo do harware… Mas esta Steam Deck promete!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer uma Steam Deck? Ou prefere a menos poderosa Switch? Acha que esta consola vai ter algum impacto no mercado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!