Já deve ter reparado que o preço das placas gráficas caiu bastante nos últimos meses, o que claro está, deu a ideia de que a seria o início de uma tendência de descida, rumo à normalidade! Pois… Aparentemente não! Ou melhor… Sim, mas ainda temos muito que sofrer, visto que a “teoria da baixa de preços” durante o verão de 2021 é afinal uma treta pegada.
Vamos por partes.
Placas gráficas: Queda de preços é uma mentira pegada!?
Portanto, muitos “especialistas”, especialmente os do YouTube, têm vindo a público falar sobre a tão famosa queda dos preços, chegando a tocar no assunto da quase normalização dos preços algures em Agosto/Setembro. Mas segundo o famoso canal de YouTube ‘Moore’s Law is Dead‘, as coisas não vão ser bem assim.
Quem o diz é Tom, deste mesmo canal, ao explicar que mesmo que a AMD conseguisse meter meio milhão de placas nas prateleiras, ao mesmo tempo que a NVIDIA lança o mais de 1 milhão de GPUs RTX 3060, 3060 Ti e 3070, este esforço continuaria a ser insuficiente para ir de encontro à enorme procura que ainda existe no mercado.
Afinal de contas, segundo o mesmo, existem mais de 2 milhões de PC Gamers à espera da sua chance de mudar de placa, para uma das mais recentes RTX 30 ou Radeon RX 6000. Ou seja, ainda temos muito que sofrer… Mas o fim está à vista!
O YouTuber afirma que a queda de preços vai mesmo acontecer, apenas não irá acontecer de um momento para o outro. Por isso, se não quer dar uma quantia de dinheiro muito acima do normal, ainda vai ter de esperar mais alguns meses.
Em suma, os preços não vão normalizar em Agosto ou Setembro, vai ser uma queda lenta, com muito aproveitamentos pelo caminho. Tanto pela NVIDIA/AMD, como pelas distribuidoras, e próprias lojas de informática que vendem ao consumir final.
Aliás, mesmo quando a “normalidade” for atingida, vamos ter um “novo normal”. Visto que a memória GDDR6 está agora bastante mais cara, e claro, temos ainda o problema do aumento das tarifas, algo que começou em Janeiro deste ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!