Até aqui sempre que se falava nos termos resistência e vidro aplicados aos smartphones o grande destaque ia sempre para o ecrã. Afinal de contas é das partes mais importantes dos equipamentos e a maior também. No entanto, os módulos que alojam as câmaras também têm estado a aumentar consideravelmente de tamanho e como tal necessitam de maior proteção. Foi por esse motivo que chegou o vidro Gorilla Glass DX e DX+.
Gorilla Glass DX e DX+: o vidro super-resistente chegou as câmaras!
Este vidro destinado às câmaras é uma versão melhorada do Gorilla Glass utilizado nos ecrãs. Digo melhorada porque tem mais algumas características desenvolvidas especialmente a pensar nas fotografias. Assim, mais do que proteger os sensores e ser resistente a riscos o novo vidro utiliza uma camada especial para minimizar o reflexo e aumentar a transmissão da luz. Na prática dos 95% para os 98%. Dito isto, é caso para dizer que mais do que proteger, também contribui para melhor qualidade. Ainda no campo da proteção a resistência está quase ao nível do vidro safira.
Mas as lentes atuais já não têm proteção contra reflexos e um aumento na transmissão de luz?
A maioria sim mas há um problema. É que quando implementam estas capacidades nas lentes elas ficam menos resistentes. Como tal, estão muito mais vulneráveis a riscos. Dito isto, com este novo vidro junta-se o melhor dos dois mundos. Aliás foi uma expressão utilizada pela Corning. Temos essas características, o que é muito positivo, mas também resistência.
Entretanto se o nome Gorilla Glass DX lhe diz algo não está enganado. É que de facto, ele foi lançado para os smartwatches em 2018. No entanto, foi completamente reformulado para proteger as câmaras dos smartphones.
Os primeiros smartphones a receber o novo vidro
Neste momento sabe-se qual a marca que vai receber o novo vidro, mas não os modelos, embora um leakster já tenha dado uma pista. Ora a marca é a gigante coreana Samsung. O que se sabe ao certo é que será implementado em equipamentos premium. Quanto aos modelos, eventualmente será o Galaxy Fold 3 e o Flip 3.
Resta agora vermos algumas aplicações práticas deste vidro e sobretudo os resultados fotográficos que é possível obter.
Ao nível das diferenças entre os dois vidros lançados, o Gorilla Glass DX traz maior visibilidade, mas o mesmo nível de resistência a arranhões que o Gorilla Glass, enquanto o Gorilla Glass DX+ adiciona um nível mais alto de resistência a arranhões.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!