A NVIDIA está pronta a apostar em novas arquiteturas inovadoras, especialmente no campo do MCM (multi-chip-modules), onde vamos ter mais que um GPU dentro de um único pacote. Mas se pensa que a AMD está a dormir, e que nada irá fazer… Está muito enganado!
NVIDIA pronta a revolucionar o mundo das placas gráficas? A AMD também!
Portanto, temos novos rumores relativos à arquitetura AMD RDNA 3, que deverá dar vida à nova geração de placas gráficas da empresa. Afinal de contas, tudo indica que a nova geração vai começar a ser produzido nas linhas da TSMC ainda este ano! Trazendo um aumento de eficiência simplesmente brutal, e provavelmente muito superior ao da rival NVIDIA.
AMD RDNA 3: Mais eficiente que a arquitetura Ada Lovelace, e mais poder que aquilo que a NVIDIA vai oferecer.
Como dissemos ontem, a NVIDIA deve começar a produção das primeiras placas gráficas MCM ainda este ano, para alimentar o mercado de centro de dados e de servidores. GPUs que baseados no processo de 5nm da TSMC, que curiosamente também deverá dar vida a várias gamas de produtos da AMD, visto que a grande rival da NVIDIA e Intel, tem uma parte deste processo reservado, bem como a quase totalidade do processo de 6nm. A AMD não está para brincadeiras.
Afinal de contas, enquanto a NVIDIA vai apostar primeiramente no mundo empresarial e de centro de dados, a AMD prefere ir logo surpreender os consumidores. Uma excelente ideia, visto que enquanto a AMD avança logo com um design MCM, a NVIDIA ainda irá estar presa a um design monolítico na forma das primeiras placas baseadas na arquitetura Ada Lovelace.
Ainda assim, este lançamento da AMD apenas deverá acontecer no fim de 2022, visto que o mercado de placas gráficas ainda está a passar por uma gigantesca crise de produção e de preços. Não fazendo muito sentido lançar a melhor tecnologia possível, quando todas as linhas de produção estão saturadas. (Curiosamente, a NVIDIA não pensa assim, e já prepara as novas RTX 30 Super! Contudo, ainda não fazemos ideia da data de lançamento).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!