O Android TV está uma plataforma cada vez mais poderosa e a Google não parece querer abrandar. De facto, não pára de adicionar novidades ao Android TV 12 que vão tornar a utilização mais simples, ao mesmo tempo que garantem bem mais funcionalidades. Sinceramente com tudo o que está a chegar vale mesmo a pena investirmos num Chromecast, numa box ou numa TV com este sistema. Vamos então olhar para as grandes novidades.
Novas funções para a privacidade
A privacidade é algo muito importante para todos. É por esse motivo que a Google introduziu no Android TV 12 a possibilidade de se bloquear as câmaras e o microfone. De facto, com um simples toque num botão conseguimos fazê-lo em todo o sistema. É sem dúvida bastante simples. Mas e se uma app necessitar de acesso? Temos de ativar para todas? Não e é por isso que este sistema está bem pensado. Se desativarmos o microsoft e a webcam de forma global, sempre que uma app precisar deles vai perguntar-nos se os pode usar.
Outra função relacionada com a privacidade é o indicador de câmara e do microfone. De facto, qualquer serviço que estiver a utilizar estes dois componentes vai fazer com que apareça uma luz verde brilhante no canto superior direito, pelo menos durante alguns segundos.
Interface em 4K
É verdade que o Android TV sempre suportou a reprodução de conteúdos 4K. No entanto será a primeira vez que a própria interface aparece em 4K. Isto é importante. É que até aqui era renderizada em 1080p e depois sofria upscale para se adaptar à nossa TV. Claro que a qualidade acabava por não ser a melhor. Agora já vai ser e como tal a janela principal, as definições e outras partes da interface vão aparecer com muito mais qualidade.
Entretanto a outra grande novidade é a alteração dinâmica da taxa de atualização. Dito isto, as aplicações podem ir buscar esta definição para a reprodução de conteúdos com a maior qualidade.
Ligação rápida
Esta novidade pode dar muito jeito no Android TV 12. Chama-se ligação rápida, ou se preferir, quick connect. Está disponível dentro da secção Redes e Internet e permite gerar um código QR no ecrã para facilitar a ligação à Internet. Mas de que modo? Eventualmente não como está a pensar. O código QR facilita o processo de se ligar o smartphone ao Android TV. Isto para podermos escrever mais rapidamente e aceder a todas as funções de uma forma mais simples, o que vai facilitar a configuração da ligação à Internet.
Melhorias no design e animações
A Google otimizou o design do Android TV. De facto temos uma experiência muito mais polida. Existe uma clara aposta em botões redondos e elementos transparentes que são agora melhor suportados ao nível da plataforma.
Um novo comando no smartphone
No início deste ano a Google anunciou uma nova experiência de controlo remoto para o Android TV e dispositivos Google TV. Ou seja, é possível usar o smartphone para controlar os equipamentos e assim já não precisamos de ter o comando físico por perto. É verdade que até já havia um app muito antiga para este efeito. No entanto, está bem longe do que temos agora.
Na versão 4.27 que está agora a ser disponibilizada através da Play Store, o site 9to5Google conseguiu ativar esta funcionalidade. Em relação ao que tinha sido visto pela primeira vez, as coisas avançaram muito.
Infelizmente não foi possível ter-se acesso a uma visualização completa do comando. Isto porque a app ainda não se ligou à Google TV. No entanto, deu para perceber algumas coisas.
Olhando para tudo o que já podemos encontrar, já não deve demorar muito até que o novo comando esteja disponível para todos.
Entretanto vamos atualizando este artigo quando forem surgindo mais novidades.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!