A Steam Deck não vai falhar! Sabe porquê?

A Valve impressionou tudo e todos com o lançamento de uma consola portátil, que na verdade, é um PC com o formato de uma Nintendo Switch. Impressionou não só pelo design e performance deste aparelho, mas também pelo simples facto de voltar a tentar no mundo do hardware.

É que caso não saiba, a Valve já enredou por este caminho várias vezes, sempre com MUITO pouco sucesso. Mas ao que tudo indica, desta vez, tudo irá ser diferente! Sabe porquê?

A Steam Deck não vai falhar! Sabe porquê?

Portanto, nas cinzas da Steam Machine, e de comandos que pareciam brutais, mas que rapidamente foram abandonados, eis que aparece a Steam Deadk, uma consola portátil com um ecrã de 7”, que promete uma performance digna de uma PS5, Xbox Series X ou PC de topo.

Obviamente que é um aparelho que muito dificilmente irá matar a Nintendo Switch, porque a consola da gigante Japonesa não vive de performance ou de jogos ‘tradicionais’ de consola ou PC. Mas que também tem tudo para ter sucesso, e na verdade, mudar radicalmente o mercado. Vamos por partes:
  1. A Valve está agora a tomar conta de tudo! Do software, mas também do hardware. Além disso, parece ter feito uma grande aposta na produção, e no marketing.
  2. A consola pode ser baseada no Sistema Operativo Steam OS, mas também pode receber Windows, ou qualquer outo sistema. Basicamente, é um PC num corpo pequeno. Desta forma, não só poderá jogar jogos para PC, como poderá instalar emuladores, e imagine… TRABALHAR na consola. É a loucura!
  3. Ter o poder de um PC na palma da mão? Pode ser revolucionário para o mundo dos computadores. E ao que parece, a Steam Deck vai na direção correta ao não exagerar na resolução. O PC ‘portátil’ vai ter uma resolução de 800p no ecrã de 7”, que na verdade, lhe dá a mesma potência pixel a pixel que a Xbox Series X trouxe para o mercado na resolução 4K.
  4. O mundo do Gaming está a crescer, especialmente o do PC. Esta é a melhor altura possível para lançar um aparelho deste tipo. Afinal, nunca foi gasto tanto dinheiro em jogos.
  5. Talvez a razão mais importante… A Valve tem dinheiro para investir! Especialmente agora, que a Epic Games está a crescer bastante. A Steam Deck pode ser um fator diferenciador para crescer em várias vertentes, desde que a aposta seja bem feita.

Por fim, a Steam Deck pode ser um sucesso ou não… Mas quem está a ganhar forte e feio no meio de tudo isto é mesmo a AMD. Afinal de contas, a grande rival à NVIDIA e Intel é a responsável pelos SoC da PS5, Xbox Series X/S e ainda desta nova aposta da Valve.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também