(Análise) Huawei FreeBuds 4: Pacote aliciante que peca num detalhe

(Análise) Huawei FreeBuds 4: A Huawei anda desaparecida nos smartphones, mas anda a compensar essa falha com uma gigantesca aposta nos wearables! Como o muito recente relógio Huawei Watch 3, mas também os seus novos FreeBuds 4 que vêm para o lugar dos ‘velhinhos’ mas muito interessantes FreeBuds 3 de 2019.

Esta review é especial para mim, porque em 2019, os FreeBuds impressionaram-nos muito. Tudo graças a uma enorme bateria (com carregamento sem fios, algo que está a falhar agora na nova versão!), uma excelente qualidade de som, e um design open fit que ainda assim é capaz de garantir algum ANC.

É um dos pares de TWS que mais gostei de utilizar nestes últimos tempos! Por isso, foi com grande expetativa que retirei os novos FreeBuds 4 da caixa para uma nova review ao que a Huawei tem para oferecer no mundo do áudio.

Vamos por partes!

(Análise) Huawei FreeBuds 4: Qualidade de som num pacote aliciante

Portanto, como já deve ter percebido pelas primeiras fotos, os novos FreeBuds 4 não são muito diferentes dos antigos FreeBuds 4 ao nível do design, ao apostar novamente num desenho “open-ear” com ANC capaz de anular até 25dB de ruído. Curiosamente, a caixa é agora mais leve, e um pouco mais pequena, mas é algo que apenas irá notar se pegar em ambas as gerações ao mesmo tempo.

Ou seja, as grandes diferenças estão debaixo do capôt, como a inclusão da conectividade Bluetooth 5.2, que além de uma melhoria na ligação ao smartphone, melhora também o consumo da bateria. 

O que levanta uma questão muito pertinente… Serão um upgrade decente aos antigos FreeBuds 3?

Design e Qualidade Construção

Ao nível da qualidade de construção, a Huawei nunca, ou quase nunca desilude. Sendo que estes FreeBuds 4 são um novo exemplo daquilo que a fabricante Chinesa é capaz de fazer no mundo dos wearables.

Dito isto, ao nível das diferenças propriamente ditas, como disse em cima, a caixa de carregamento é agora um pouco mais pequena, e mais leve. O que é bom! No entanto, perdeu a capacidade de carregar sem fios, o que na minha opinião é um tiro no pé da marca, porque retira um pouco da sempre desejada camada Premium do produto. (A Huawei vai lançar outra versão (mais cara) com uma caixa de carregamento sem fios.)

Quanto ao ‘fit’ propriamente dito, é um dos designs que mais gosto, ao não incomodar o canal auditivo. Aliás, apesar de por vezes parecerem soltos, são sempre capazes de se manter no seu sítio, bem quietinhos. (Isto poderá depender de utilizador para utilizador).

Em suma, é um design pouco intrusivo, que nos deixa aproveitar em pleno a música que estamos a ouvir em cada momento. Sendo também uma excelente ferramenta utilitária para chamadas, reuniões no zoom, etc…

Performance

Quanto à performance no dia a dia, temos aqui drivers dinâmicos de 14.3mm, que são sempre capazes de oferecer uma qualidade de som rica, com um volume bastante alto para a realidade do produto. Ou seja, como são baseados num design aberto, não são os fones TWS mais poderosos do mundo em termos de volume, mas na minha mais honesta opinião, acho que cumprem bastante bem a sua missão.

Como é óbvio, o design aberto também traz uma outra desvantagem… É que apesar da qualidade de som muito acima da média, o ANC não é nada de especial. Ou seja, é decente, mas fica muito aquém daquilo que outras marcas oferecem, como a Sony com os seus WF-1000XM3 ou XM4.

Vamos imaginar que está no escritório, os FreeBuds 4 vão ser capazes de eliminar o som do teclado dos seus colegas, mas vão ser incapazes de anular vozes mais intensas, ou uma gargalhada mais marota.

No entanto, de forma muito curiosa, no ginásio, fiquei com a sensação que o ANC funciona um pouco melhor. Talvez devido ao foco que tenho no que estou a fazer no momento.

Em termos de microfone, temos aqui uns companheiros brutais para atender chamadas on-the-move. Aliás, com o seu fit super confortável, é simplesmente brutal estar em chamadas durante horas a fio, sem ter a preocupação de bateria ou de pegar no telemóvel. Especialmente na rua, em que os microfones são perfeitamente capazes de anular o ruído do vento, das pessoas que vão passado por si, ou até dos automóveis na estrada.

Aqui temos ainda de salientar que os FreeBuds 4 têm certificação IPX4.

Entretanto, em termos de funcionalidades, é tudo muito similar ao que já podíamos encontrar nos FreeBuds 3, sendo uma evolução iterativa e não revolucionária. Bem, mais ou menos, é que temos uma grande novidade! A possibilidade de emparelhar dois aparelhos ao mesmo tempo, como o seu smartphone e o seu PC. (Curiosamente, os FreeBuds 4 são inteligentes o suficiente para perceber que aparelho está a usar em dado momento, sendo capaz de mudar de forma quase instantânea).

Bateria

A Huawei afirma que os novos FreeBuds chegam facilmente às 2.5 horas de autonomia com ANC ligado, sendo capazes de oferecer 4 horas sem ANC. Entretanto, a caixa de carregamento estende estes números para 14 horas/22 horas. Além de tudo isto, temos ainda acesso a carregamento rápido, que por sua vez é capaz de oferecer 2.5 horas de bateria em apenas 15 minutos.

No meu teste, estes números estão largamente corretos, mesmo com a minha mania de ouvir sempre música com o volume a 90%.

Conclusão

Em suma, a única coisa que me desiludiu nestes FreeBuds 4 foi a remoção do carregamento sem fios. É algo que provavelmente não irá afetar a grande maioria dos utilizadores, mas que para mim acaba por complicar a vida. Visto que tenho várias bases de carregamento espalhadas por casa, especialmente logo no hall de entrada, onde meto logo os meus wearables a carregar.

Sim, é verdade que é possível comprar uma versão com a caixa com suporte a carregamento sem fios. Mas isto é algo que eu odeio! Não deveria existir duas versões dos fones, porque isto é uma forma de introduzir confusão no mercado, especialmente quando a diferença de preço é de uns míseros 20€. Os FreeBuds 3 tinham apenas uma versão com carregamento sem fios, e os FreeBuds 4 deveriam continuar esta tendência.

Entretanto, esquecendo este ‘nit pick’, os FreeBuds 4 são uma alternativa brutal para qualquer amante de música que odeia ter de meter fones dentro dos ouvidos. Afinal, temos uma qualidade de construção brutal, o conforto é do melhor que poderá encontrar no mercado. Além de tudo isto, temos ainda um ANC que não é fantástico, mas é capaz de cumprir a sua missão sem grandes dificuldades.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também