Apesar da crise de produção, em termos de evolução, o mundo automóvel está ao rubro! Aparecendo cada vez mais carregado de grandes novidades tecnológicas, especialmente na parte da eletrificação. Um grande exemplo disto é mesmo o novo Hyundai IONIQ 5! Um EV (Electric Vehicle/Veículo Elétrico) que quer redefinir os padrões do mundo automóvel na parte da mobilidade sustentada, ao trazer um carro luxoso, competente, e claro, com muita autonomia.
Dito tudo isto, a verdade é que já tivemos a oportunidade de ser um dos primeiros a testar o novo Hyundai IONIQ 5… Spoiler! As primeiras impressões são realmente muito boas!
Afinal, temos aqui o primeiro modelo da marca IONIQ, uma gama dedicada apenas aos cada vez mais desejados modelos 100% elétricos. Algo notório na parte mais importante de qualquer carro elétrico, a capacidade da bateria. É que além de 72.6kWH, temos uma bateria extremamente eficiente, o que claro está, resulta numa autonomia de luxo. Mas já iremos falar mais um pouco sobre isto.
Entretanto, além de tudo isto, temos aqui o primeiro carro da Hyundai a receber o nível 2 de condução autónoma de série. Algo também cada vez mais importante e necessário para a vida dos condutores.
Design e Condução
Ora bem, neste campo, existe sempre um misto de opiniões, visto que o gosto não se discute. Ainda assim, tendo em conta o atual mercado automóvel, acho que temos aqui um veículo capaz de agradar tanto a Gregos como a Troianos. Em suma, um crossover urbano com dimensões bastante generosas.
Assim, no exterior, contamos com muita atenção ao detalhe. Aliás, a sua frente está repleta de novidades, desde abas que abrem e fecham para aumentar a refrigeração conforme necessário, até ao design luminoso dos faróis e ao capô em forma de “concha”.
Entretanto, na lateral, contamos com linhas que fazem sobressair todo o design do automóvel, sendo complementadas com uma iluminação muito interessante ao redor de quase todo o veículo elétrico.
Por fim, no interior, a fabricante apresentou o novo habitáculo Smart Living Space. Além do design moderno, o que mais impressiona é mesmo o espaço útil dentro do automóvel. Aliás, não é só o espaço, é mesmo a atenção ao confortou e utilidade de tudo o que foi implementado no carro. Dito tudo isto, temos uma consola central móvel, que pode ser ajustada muito facilmente, e até os bancos de trás são reclináveis e móveis com a capacidade de ajustar tudo à sua preferência.
Condução
Antes de mais nada, é preciso dizer que a condução do novo IONIQ 5 é realmente muito boa. Afinal, temos muito conforto na condução sem quaisquer ruídos parasitas no seu interior. Além disto, estamos a falar de um motor elétrico com 217 cv e 350 nm de torque instantâneo, que garante sempre uma resposta ágil, isto mesmo tendo em conta o seu peso de 1990kg.
Aliás, a sua aceleração dos 0-100km/h é realizada em ‘apenas’ 7.4 segundos, o que impressiona qualquer um, quando olhamos para o tamanho e peso do EV.
Pois bem, além de todos os números, é preciso dizer que podemos sempre contar com uma direção muito ágil, garantida devido à enorme distância de 3 metros entre eixos e à nova plataforma E-GMP.
Assim, no geral, o conforto e a qualidade de construção são absolutamente notáveis. Dando confiança até ao maior ‘nabo da estrada’, que o buraco da estrada “que apareceu de repente” não vai deixar mossa, e vai ser ultrapassado com toda a confiança.
No entanto, como nem tudo pode ser bom, se procura uma condução que aposta na dinâmica ou no desportivismo, não a vai encontrar aqui. Sim, o modelo oferece vários modos de condução como o Eco, Conforto, Sport e Snow. Contudo, apesar de em Sport notar uma resposta mais rápida no pedal, é fácil perceber que o IONIQ 5 não foi pensado para ser um desportivo. E na verdade, também não tem de o ser.
Alguns pontos importantes a referir!
Portanto, é importante referir que a Hyundai apostou na introdução de mais materiais reciclados na produção de cada modelo. Ou seja, o objetivo é reutilizar e reduzir a poluição na criação de cada IONIQ 5.
Para os mais exigentes, a nível da autonomia, como já dissemos em cima, os modelos atualmente disponíveis contam com um pack de baterias de 72.6 kWh. Algo, que garante até 686 km por carregamento em uso urbano ou 481 km em uso combinado.
Mas como nem tudo está relacionado com a autonomia, é importante referir que a nova plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) garante também novidades a nível do carregamento. Afinal, temos aqui a capacidade de carregamentos até 800V e 350kW de potência. Ou seja, em números reais, temos 80% da bateria em apenas 18 minutos, ou 100km em apenas 5 minutos. Aliás, é perfeitamente possível carregar outros carros elétricos com o IONIQ 5, tudo graças à tecnologia “Vehicle to Load”, que basicamente transforma o novo carro da Hyunday numa autêntica Powerbank.
Por fim, apesar de ser um 100% elétrico, temos 527 litros de bagageira ou 1587 litros com os bancos reclinados. Até temos uma “Frunk” ou uma bagageira dianteira até 57 litros, que é ideal para arrumar a bolsa de ginásio e claro, os cabos de carregamento.
Conclusão – Primeiras Impressões
Para terminar, tenho a dizer que fiquei com muito boas impressões do novo Hyundai IONIQ 5. Temos aqui um modelo que garante especificações muito equilibradas, que no final resultam num veículo eficiente e com autonomia para dar e vender. Além disso, temos também uma condução cheia de conforto.
A nível de prestações, apesar de ficar um pouco aquém daquilo que um entusiasta procura, acho ser mais do que o suficiente para a grande maioria dos condutores. Tudo isto com um enorme conforto e uma resposta imediata graças à sua motorização elétrica.
Entretanto, saiba que tudo isto tem um preço e no IONIQ 5 começa nos 50.990€. Um preço que pode parecer alto… Mas aqui é importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, 8 anos de garantia das baterias de alta voltagem, 7 anos de assistência em viagem e 7 anos de check ups anuais incluídos. Para mais pormenores, clique aqui.
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