Intel quer comprar antiga parte da AMD. É a loucura!

Hoje em dia, a AMD produz a grande maioria dos seus chips através da parceria TSMC, uma das maiores fabricantes de semicondutores do planeta. No entanto, no passado, a AMD era muito parecida à Intel no campo da produção, ou seja, tinha as suas próprias linhas de produção, e por isso, tentava fazer tudo in-house.

Entretanto, chegou a crise, e a AMD teve de arranjar uma solução rápida para conseguir algum dinheiro rápido. Foi aí que nasceu a GlobalFoundries, as antigas linhas de produção da AMD, agora independentes. Uma foundry que apesar de se ter separado da empresa-mãe, continuou muito próxima da AMD, sendo quase sempre a parceira escolhida para toda e qualquer produção.

No entanto, com o passar do tempo, a GloFo começou a ficar para trás a nível tecnológico, começou a existir algum desinvestimento, e por isso, a AMD teve de ir à procura de uma outra solução. Algo que acabou por correr mesmo muito bem para a AMD! Como podemos ver pelo estado atual do mercado.

Mas calma… É que a Global Foundries está agora a voltar aos poucos, e pelos vistos, a Intel está bastante interessada na empresa. Será que a Intel vai comprar ‘as antigas linhas de produção’ da rival direta?

Intel quer comprar antiga parte da AMD. É a loucura!

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, a Intel parece estar a explorar a possibilidade de comprar e posteriormente absorver a Global Foundries por cerca de 30 mil milhões de dólares. Esta aquisição faz parte do recente plano de restruturação do recentemente apontado CEO.

Restruturação que tem como objetivo primário aumentar a capacidade de produção da Intel a médio/longo prazo. De forma a que a empresa não volte a passar por outra fase como a dos 14nm e 10nm. Aliás, caso não saiba, a Intel já está a preparar a construção de duas novas fábricas de semicondutores no Arizona, e tem vários acordos assinados com uma série de países para fornecimento de chips.

Entretanto, relativamente à GloFo, a antiga parceira da AMD tem na sua mãe 7% da quota de mercado, contando com vários clientes de renome, como a AMD, Qualcomm e NVIDIA. Entretanto, tem sido algo de vários investimentos para voltar a ser competitiva no fornecimento de processos de produção de ponta. Em suma, pode ser uma aquisição muito interessante!

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também