Apesar de uma quebra na procura por cartões de memória e drives USB em mercados gigantescos como o Indiano, a procura por chips NAND Flash continua alta, especialmente agora no terceiro trimestre do ano, que tradicionalmente, é a altura de maior procura por parte das fabricantes. (Preparação para a época festiva!)
É exatamente por isso que ao que tudo indica, os chips que dão vida aos SSDs, cartões de memória, etc… Vão voltar a aumentar de preço em 2021. Ou seja, o armazenamento vai acompanhar a tendência de subida de preço da memória RAM que noticiámos ontem.
Armazenamento vai voltar a aumentar em 2021! Chips continuam escassos
Portanto, apesar de tudo parecer estar a voltar ao normal no campo da produção de chips, especialmente no mercado dos computadores (nomeadamente no campo das placas gráficas!), devido ao facto de a procura estar em queda. Os chips que dão vida ao armazenamento computacional devem voltar a aumentar, desta vez, entre 5 e 10%.
O que claro está, deverá significar um outro aumento de preço em toda a gama de produtos baseados nestes chips. Além disto, temos ainda de ter em conta a escassez de controladores de memória NAND Flash, que continua a ter um forte impacto nos produtos de armazenamento. Um outro fator que pode elevar ainda mais o preço dos produtos nas prateleiras.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está no mercado há procura de armazenamento extra? Insatisfeito com estes aumentos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!