Windows 365: o Windows 10 e o Windows 11 vão correr na cloud!

A Microsoft anunciou hoje um novo serviço baseado na Cloud chamado Windows 365. Vai um bocadinho de encontro ao Cloud PC de que já tínhamos falado hoje, mas com uma diferença. É que esta versão não se destina a consumidores finais. Na prática, permite criar instalações do Windows 10 ou Windows 11 na cloud e enviá-las para qualquer dispositivo que tenha ligação à Internet, mesmo que seja um smartphone. O serviço será lançado no dia 2 de Agosto e será também compatível com Android, Mac e com o iPad.

Windows 365: o Windows 10 e o Windows 11 vão correr na cloud!

Um aspeto interessante é que o Windows 365 permite aos utilizadores instalarem as suas aplicações favoritas que ficam disponíveis em qualquer lado. Para além disso, existe também suporte para um arranque instantâneo. Tudo isto estará disponível através de uma subscrição com um preço fixo.

É óbvio que o Windows 365 não vai substituir o Windows 11 ou o Windows 10. Assim teremos sempre as versões locais para instalarmos num computador. No entanto, isto pode ser muito útil. Tudo porque passamos a ter o nosso PC em todo lado, mesmo que ele não esteja fisicamente connosco.

O Windows 365 funciona por cima dos Azure Virtual Desktops e funciona de forma semelhante ao serviço Microsoft XCloud. Este sistema permite fazer o stream de jogos a partir da cloud.

Entretanto os utilizadores vão poder escolher a dimensão da instalação do Windows 365. Infelizmente ainda não se conhece os preços ou o que está incluído em cada subscrição. Seja como for, isto será revelado a 2 de Agosto quando o serviço estiver ativo.

Numa primeira fase este serviço vai ser lançado para empresas. De resto ainda não se sabe quando chega a versão para consumidores.

Isto é algo em que a Microsoft tem trabalhado nos dois últimos anos. Nisto e na versão para consumidores, o tal Cloud PC. Aliás os leaks que chegaram à Internet até já revelaram o slogan. O próximo passo do computador pessoal.

Windows smartphones

Atenção que o Cloud PC será diferente do Azure Virtual Desktop e do Windows 365 que se destina a utilizadores empresariais. Dito isto, terá duas vertentes. Uma versão para empresas mais pequenas e outra para utilizadores domésticos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também