O IPTV Pirata continua forte, ao fazer das suas um pouco por todo o mundo, especialmente nesta altura do campeonato em que ainda não nos livramos da pandemia de COVID-19, e claro, temos mais serviços de streaming que dedos nas mãos. Os utilizadores odeiam ter de pagar vários serviços, por isso, muitas vezes optam pela opção mais simples e mais barata, neste caso, a opção ilegal.
O mesmo acontece em Portugal, no entanto, apesar de até aqui não existirem muitas noticías acerca de redes desmanteladas em solo nacional, parece que as coisas estão a mudar. Afinal, a Polícia Judiciária deteve 9 pessoas numa operação de combate ao streaming ilegal de conteúdo multimédia.
Portanto, a PJ deteve 9 pessoas pela prática dos crimes de burla informática, acesso ilegítimo, fraude, branqueamento, falsidade informática, etc… Numa operação denominada de “Dark Stream.
Dentro da operação, foram feitas 13 buscas, 9 domiciliárias e 4 não domiciliárias onde foram detidos 6 homens e 3 mulheres com idades compreendidas entre os 35 e os 55 anos. Além dos 9 detidos, temos também 2 arguidos. Curiosamente, um dos individuos foi apanhado em flagrante delito por posse de armas de fogo ilegais.
Entretanto, como o foco da operação é o streaming, foram apanhados seis racks de servidores. Bem como diverso outro material informático, 8 mil euros em dinheiro, e ainda a informação de várias contas bancárias.
A PJ começou a delinear a operação em 2019, afirmando que a operação se baseava em divulgação de um serviço ilegal de partilha de conteúdo multimédia por IPTV. O grupo recebia quantias fixas mensais dos subscritores, conseguindo meter as mãos em lucros muito significativos.
Para ter noção, os prejuízos causados à operadora detentora da maioria dos direitos estão avaliados em meio milhão de euros. Será este o início da caça ao IPTV Pirata em Portugal?
(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!
Já falámos muito sobre o IPTV na Leak.pt. Nomeadamente de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc… Ainda assim, continuamos a receber muitas dúvidas. Por isso, nada melhor que fazer um artigo que dá uma luz a todas as bases da tecnologia.
O que é o IPTV?
IPTV é um simples acrónimo para Internet Protocol Television, ou seja, o envio de sinal de TV através de uma ligação à Internet, tendo como base uma simples lista ou playlist. Ou seja, na grande maioria das vezes, a lista de canais IPTV está disponível através de um simples ficheiro (.m3u), que por sua vez permite ver todo o conteúdo disponível, bem como toda a programação detalhada.
Muito resumidamente, é um protocolo que eventualmente irá substituir todos os antigos protocolos de TV.
Leia o resto do artigo aqui.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!