Se utiliza o Facebook Messenger no Android ou no iPhone tem de ter muito cuidado! Quer dizer, ter cuidado é um termo fraco. O melhor mesmo será trocá-lo já por outra aplicação. Isto porque aquilo que fala com as outras pessoas pode ser interceptado e sem querer acaba por ficar em trabalhos. Este alerta acerca do Facebook Messenger surge de vários investigadores de segurança que apontam o dedo a esta aplicação por não ter encriptação ponto-a-ponto.
Atenção a este Alerta se utiliza o Facebook Messenger no Android!
A maioria das aplicações de mensagens como o WhatsApp, o Telegram ou o Signal têm encriptação ponto a ponto para assegurar que apenas os envolvidos na conversa têm acesso a ela. No entanto, no Facebook isto não está presente. Há de ter mas não já. Fontes ligadas ao Facebook referem que esta função só vai chegar em 2022.
O especialista em segurança da Forbes, Zak Doffman, referiu que as pessoas têm de migrar já as conversas pessoais para outra plataforma e deixarem o Messenger para assuntos triviais.
É que nunca pense em partilhar passwords nem dados pessoais pela app do Facebook!
Entretanto o Facebook já respondeu ao artigo da Forbes.
Numa declaração curta, disseram que estão a trabalhar em novas formas de segurança para garantirem que não ocorrem problemas aos utilizadores do Facebook Messenger. Também estão a identificar contas abusivas e a implementar sistemas que restrinjam a comunicação entre adultos e menores.
No entanto, apesar da não existência de encriptação ser algo negativo, há algo positivo que si disto. É que o sistema consegue analisar as conversas para verificar se alguma criança está a ser atacada por predadores.
Neste artigo centrámo-nos maioritariamente no Android, mas isto é válido também para o iOS. Afinal de contas esta questão de segurança estão relacionada com a plataforma e não com o sistema operativo. Para além disso abrange o Facebook Messenger e também as mensagens diretas do Instagram.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!