A Intel tem ficado para trás no mundo da produção de semicondutores, especialmente depois de ter falhado o salto para os 10nm, e 7nm, isto enquanto a TSMC e Samsung já andam a brincar aos 4nm e 3nm.
No entanto, isto não significa que a gigante azul dos microprocessadores não tenha todo o intuito de voltar para o topo do poleiro. Afinal de contas, se há coisa que não falta à Intel, é recursos, nomeadamente financeiros. Por isso, parece que vamos ter um forte investimento na componente da produção, aparentemente em solo Europeu.
Intel quer investir 20 mil milhões de Euros na Europa!
Portanto, a Intel está a explorar a possibilidade de investir 20 mil milhões em linhas de produção em solo europeu. Isto é uma jogada que provavelmente já faz parte da promessa da União Europeia, de conseguir fornecer 20% dos chips do mundo até 2030.
Curiosamente, este gigantesco investimento parece ser algo totalmente à parte dos recentes investimento da Intel na Irlanda. Ou seja, uma nova aposta para fazer com que a indústria fique tão dependente do que é feito em terras asiáticas, nomeadamente Taiwan.
Entretanto, ainda não fazemos ideia de onde poderá ser situada esta mega ‘fab’, visto que a Intel está agora em negociações com os estados da UE de forma a perceber onde poderá ser mais vantajoso. Quem sabe, até pode acontecer ser em Portugal! Mas esquecendo essa parte, isto é extremamente importante para a indústria, e cai em linha com a atual estratégia da UE, depois das recentes dificuldades passadas pela crise de produção de chips, que está agora melhor, mas que ainda se faz sentir um pouco por todo o planeta.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que acha deste investimento? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!