É provável que a resposta mais óbvia a esta pergunta seja “use um anti vírus”, mas lá está, nem todos as suites de proteção são boas o suficiente para identificar todas as ameaças, e verdade seja dita, na grande maioria das vezes, o maior vírus está mesmo entre a cadeira e o teclado.
Além disto, temos também de dizer que muitos anti vírus do mercado são autênticos ‘sorvedores’ de recursos computacionais, que talvez não saltam à vista em máquinas mais modernas, e por isso, mais poderosas, mas que podem realmente ter um impacto sério no desempenho de um aparelho com especificações mais limitadas.
Por isso, vamos deixar algumas dicas básicas de segurança, para evitar que tenha problemas no seu PC, Mac ou smartphone.
Saiba como evitar ter vírus no seu PC ou Smartphone
Portanto, as recomendações básicas são sempre as mesmas. Ora leia:
- Não faça downloads em sítios estranhos e/ou desconhecidos.
- Não entre em sites estranhos.
- Se realmente vai carregar num link, verifica se o mesmo (deixe o rato em cima e veja o link no canto inferior esquerdo) termina em .exe. Ficheiros ‘.exe’ são executáveis, ou sem, um programa. Aqui, a probabilidade de ser um malware é alta.
- Mantenha o seu Sistema Operativo atualizado! (Existe uma razão para até o Windows Pirata ter atualizações de segurança!)
- Não clique em anúncios ou link que tragam a promessa de dinheiro, software de borla, sexo, etc… Não existem almoços de graça / O que é bom demais para ser verdade, é bom demais para ser verdade.
- Caso tenha alguma suspeita de vírus, tente usar imediatamente a ferramenta de scan do Sistema Operativo. (O Windows Defender evoluiu muito nos últimos anos, sendo dos melhores antivírus do mercado. Além disso, é de borla.)
- Se decidir instalar algo, tenha cuidado na instalação de software adicional. Ou seja, tenha atenção ao setup.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!