As redes 5G estão cada vez mais presentes na maioria dos países e não, isto não está relacionado com o aumento da vacinação… Seja como for e à semelhança do que acontece em cada implementação, há sítios onde corre melhor do que outros. De facto, há um país que tem a rede 5G mais rápida do mundo e nem sequer dá hipótese à concorrência. Adivinha qual é? Se disse China, está enganado, embora esse também tenha sido um dos meus primeiros pensamentos.
Há um país que tem a rede 5G mais rápida do mundo! Adivinha?
De facto, o país que tem a rede 5G mais rápida do mundo é a Coreia do Sul. E a velocidade distancia-se bastante da segunda posição que é ocupada por Taiwan. Mas vamos então analisar o estudo que foi revelado pela empresa SpeedCheck.
Ora o facto da velocidade de Internet 5G na Coreia ser de 449 Mbps significa logo à partida que este país está bem preparado para tirar todos os benefícios desta nova tecnologia de comunicação. Falo de downloads mais rápidos, mas sobretudo de maior conetividade nos automóveis com grandes funcionalidades de entretenimento e também da realidade aumentada.
Como referi acima Taiwan surge em segundo lugar com uma distância considerável. De facto, a velocidade média é de apneas 136.36 Mbps. Já o terceiro lugar pertence à Inglaterra com 126.49 Mbps. Aqui a diferença é pouca. Portugal não surge na lista, talvez porque ainda é pouco significativo. No entanto, estranhei o facto da China não estar presente. É que na prática, as redes 5G estão a crescer a toda a velocidade nesse país. Para além disso, a China é líder em equipamentos 5G. Seja como for, há de existir uma razão para esta ausência.
Mas as informações que foram libertadas pela SpeedCheck também fizeram outra comparação interessante. O preço. Assim, enquanto no caso do 5G, os americanos pagam cerca de 1 Euro e 20 cêntimos por cada 1GB de dados, na Coreia a mesma quantidade custa quase 2 Euros. Um euro e noventa e quatro cêntimos se quiserem precisão. No entanto, este valor superior tem a boa justificação da velocidade ser várias vezes superior.
Uma estratégia agressiva de implementação do 5G na Coreia
Os operadores sul-coreanos têm tido uma abordagem agressiva na implementação do 5G desde Abril de 2019. Assim, as subscrições 5G ultrapassaram os 15 milhões no final de Abril de 2021. Ou seja, uma taxa de penetração de 20%. Neste momento esta tecnologia já está presente em 85 cidades. Curiosamente muita da adoção do 5G também se deve ao lançamento do Galaxy S21.
Nos Estados Unidos a taxa de penetração é de apenas 10%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!