Nintendo não diz se resolveu o maior problema com a Switch OLED

Foi esta semana que a Nintendo apresentou uma nova Switch. Destaca-se logo à partida por um novo ecrã mas também por outras novidades. No entanto e apesar de já sabermos quase tudo, há uma coisa que ainda não sabemos. É se a Nintendo resolveu o maior problema da Switch, com o lançamento da Switch OLED, ou seja, o drift dos Joy-Con.

Nintendo não diz se resolveu o maior problema com a Switch OLED

Mas afinal que problema é este?

Se ainda não deu conta está cheio de sorte! É que os proprietários de algumas Switch queixam-se de movimentos estranhos nos jogos, mesmo quando não estão a mexer no comando. É esta situação que é apelidada de drift.

De facto, as pessoas têm-se queixado deste problema ao longo dos anos. Isto inclusivamente já levou a vários processos. Seja como for, a Nintendo já disse que resolve este problema, mesmo quando a mesma já não se encontra na garantia.

Considerando que a Nintendo Switch lançou uma nova consola, ou melhor, vai lançar, seria de esperar que este problema estivesse resolvido de vez. No entanto, é bem provável que isto não tenha acontecido.

A posição da Nintendo

Vários meios de comunicação americanos, muito influentes, questionaram a Nintendo acerca disto. No entanto a resposta foi que a configuração e as funcionalidades não mudaram. Ou seja, com um resposta destas está mais que visto que nada mudou. Dito de outra forma, estes problemas vão continuar. Seja como for não há certezas de nada.

Como refere o site TheVerge, enquanto ninguém abrir os comandos da nova Nintendo Switch, não se vai saber se esta questão foi tratada ou não.

Apesar deste problema na Nintendo Switch OLED continuar, vale a pena comprar a nova consola?

Bem, existem seis diferenças, mas sinceramente só vale a pena se ainda não tiver nenhuma.

Um ecrã OLED na nova Nintendo Switch

Esta é sem dúvida a diferença mais evidente já que está presente até no nome da consola. A Nintendo colocou um ecrã OLED na nova consola. Para além disso é um pouco maior. O painel OLED tem sete polegadas e vai garantir uma melhor gama de cores face ao modelo normal que tem 6.2 polegadas e resolução 720p.

Nintendo Switch OLED diferenças

Será que isto era necessário? Só testando. Nunca tive razões de queixa a jogar na minha. Ainda assim, não tenho dúvidas que com um ecrã OLED tudo será ainda melhor e não temos um enorme brilho que por vezes é desnecessário.

Qualidade de áudio melhorada

Ainda não se conhecem muitos pormenores desta atualização. No entanto, a Nintendo quis mesmo referir que a capacidade de som está melhor do que nunca. Eventualmente deverá ter um novo sistema de altifalantes. É outra coisa que dá muito jeito, sobretudo quando estamos a jogar com amigos.

Um suporte melhorado

A nova consola chega com um suporte melhorado. Não é que a outra fosse má de todo. No entanto, tinha algumas falhas de design. Felizmente a Nintendo ouviu os utilizadores. A nova versão é mais larga e isto é sem dúvida uma boa notícia. De facto, é quase tão larga como a própria consola. Para além disso permite outros ângulos de utilização. Isto dá realmente muito jeito para diferentes tipos de jogo e sobretudo se estamos a jogar com outras pessoas.

Nintendo Switch OLED diferenças

Maior memória interna

Não é o salto que a maioria das pessoas queriam. De facto nem está lá perto. Seja como for a Nintendo decidiu aumentar o limite interno da Nintendo Switch. Assim temos agora 64GB, em vez dos 32GB. Claro que 128GB seria melhor mas não se pode ter tudo.

Suporte Ethernet

A maioria das pessoas está contente com o Wi-Fi. Mas os puristas que têm normalmente a consola na doca e jogam títulos altamente competitivos em que cada pormenor conta vão gostar disto. Assim temos agora uma porta Ethernet na nova doca para que a ligação seja o mais estável possível.

De facto são tudo boas razões que tornam esta consola apetecível. Se vale a pena dar o salto para quem tem a antiga? Eu vou continuar com a minha Switch. Agora se avariar será sem dúvida um upgrade que gostava de fazer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também