Como deve imaginar, a Qualcomm já tem tudo pronto para o início da produção em massa do seu próximo SoC topo de gama, um processador que deverá chegar ao mercado com o nome de Snapdragon 895, servindo como base para a grande maioria dos smartphones Android topo de gama lançados em 2022. (Existem rumores a indicar o lançamento dos primeiros smartphones baseados neste SoC ainda em 2021! Fiquem atentos!)
Entretanto, como é óbvio, com o desenvolvimento tão avançado, já temos uma ideia do que esperar da performance do SoC! O problema é que pelos vistos, a nova aposta da Qualcomm vai continuar sem ser capaz de fazer frente ao SoC mais recente da Apple, o A14 Bionic, que foi lançado no ano passado, com a gama de smartphones iPhone 12.
Ou seja, mais uma vez, o Android vai ficar atrás da Apple, isto, em termos de performance.
Em 2022, o seu smartphone Android vai continuar a perder para o iPhone
Portanto, hoje ficámos a saber mais alguns detalhes acerca do Snapdragon 895, mais especificamente o seu cluster de núcleos de processamento, bem como a sua performance esperada. Infelizmente, os resultados benchmark partilhados metem o processador um pouco aquém daqui que o atual Apple A14 Bionic oferece… Ou seja, o novo TODO PODEROSO SoC para o mundo Android, vai ser mais lento que o SoC da Apple do ano passado.
Mas vamos por partes! O novo Snapdragon 895 tem o seguinte cluster:
- 1 núcleo Cortex-X2 (Kryo 780)
- 3 núcleos Cortex-A710
- 2 núcleos Cortex-A510
- 2 núcleos Cortex-A510 (Frequência mais baixa)
Quanto à performance, parece que o novo Snapdragon 895 é capaz de chegar aos 1250 pontos no teste single-core e 4000 pontos no teste multi-core. Comparativamente ao SoC da Apple, temos uma diferença basta significativa para o lado da Apple no single-core, visto que o A14 Bionic chega aos 1600 pontos. Entretanto, no teste multi-core, a coisa é bastante mais equilibrada, visto que o A14 Bionic fica pelos 4027 pontos. Em suma, a performance não é má, mas se já existe diferença para o SoC do ano passado, é provável que já seja capaz de imaginar o que vai acontecer quando a Apple lançar o novo SoC dentro de 2/3 meses.
Mas calma! Nem tudo é mau! Aparentemente, o novo SoC da Qualcomm vai permitir carregamentos até 100W.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!