Até há bem pouco tempo, pensava-se que o novo kit Ryzen 4700S que a AMD vai meter no mercado, era na verdade uma versão ‘capada’ do APU que dá vida à Xbox Series X. Mas não, afinal, é o APU que dá vida a ambas as PlayStation 5 que já podemos encontrar no mercado. (Ou não… Encontrar uma PS5 continua a ser uma missão quase impossível.)
O Ryzen 4700S é afinal o processador que dá vida à PlayStation 5
Sony PlayStation 5 (Ariel) vs AMD 4700S Desktop Kit (image: @iFixit & @bodnara) pic.twitter.com/7bAK12l0jh
— Andreas Schilling 🇺🇦 (@aschilling) July 2, 2021
Portanto, graças a novas informações e comparações lado a lado, é agora aparente que o novo kit AMD 4700S, é afinal uma adaptação do APU da PlayStation 5, com o GPU desativado. Afinal de contas, se metermos os dois SoC lado a lado, as semelhanças são mais do que muitas.
Dito tudo isto, em termos de especificações, neste kit temos um processador com 8 núcleos Zen 2 (16 threads), bem como 8GB de memória GDDR6 da Sk Hynix, memória soldada diretamente na motherboard sem possibilidade de expansão (board Mini-ITX). Esta memória chega aos 14 Gbps, isto enquanto o APU propriamente dito chega aos 3.2 GHz.
Infelizmente, o GPU está desativado, existindo um GPU AMD Radeon 550 a cumprir as suas tarefas, no seu lugar. Que claro, é significativamente mais fraco que os núcleos RDNA 2. Especialmente porque esta placa gráfica está limitada a PCIe 2.0 x4.
Qual a razão para se pensar na Xbox Series X, quando é afinal o SoC que dá vida à PS5?
Muito resumidamente, o Fusion Controller é exatamente o mesmo que podemos encontrar no sistema AMD A9-9820, que por sua vez é baseado no APU da Xbox One (Durango). Foi isso que criou toda a confusão.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vamos poder encontrar este kit nas lojas de informática dentro de muito pouco tempo. Interessado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!