Sou da opinião que comprar um telemóvel topo de gama com 1 ou 2 anos, seja ele usado ou recondicionado, em bom estado, faz todo o sentido. Porque verdade seja dita, mesmo que seja um modelo mais antigo, os smartphones topo de gama são sempre construídos com os melhores materiais da altura, e por isso, conseguem lutar contra o teste do tempo de formas que os modelos de gama média ou gama baixa simplesmente não conseguem.
No entanto… Acho incrível a forma como ainda se vê muitos iPhone 7 a serem vendidos. Afinal de contas, estamos a falar de um aparelho lançado em 2016. Ainda vale a pena em 2021?
Ainda há quem compre o iPhone 7 em 2021. Vale a pena?
Portanto, o iPhone 7 é agora um aparelho descontinuado, e na opinião de muitos, um smartphones obsoleto. Afinal, apesar de ainda receber atualizações, e de provavelmente ainda vir a receber o iOS 16 em 2022, é um aparelho lançado originalmente em 2016, ou seja, chegou ao mercado há quase 5 anos. Faz sentido comprar um em 2021? Se o comprar MUITO barato, talvez sim. Mas aos preços a que muitas vezes o encontramos em loja? Seguramente que não.
Numa pesquisa rápida, irá encontrar o iPhone 7, usado ou recondicionado a rondar os 200~300€. Dinheiro que hoje em dia já chega para meter as mãos num Redmi Note 10 Pro, ou num Poco X3. Aparelhos que apesar de não contarem com a tão desejada maçã trincada na sua traseira, irão oferecer muito mais pelo dinheiro gasto.
Mas os iPhones conseguem aguentar muito melhor o seu valor! Especialmente quando em comparação aos seus rivais Android.
Sim, isto é completamente verdade. Mas em 2021, não faz qualquer sentido optar por este aparelho, por muito que goste do design, ou do ecossistema Apple. Afinal, o rival direto deste aparelho, na altura, era o Samsung Galaxy S7. Ainda vê algum na rua? Compraria um em 2021? Provavelmente não.
Esquecendo a idade, e qualquer lógica associada com este pensamento, vamos olhar para o aparelho de forma mais objetiva:
- Ecrã pequeno e grandes margens.
- Câmera aquém relativamente aos modelos mais recentes, incluindo modelos de gama média/baixa.
- Ainda recebe atualizações, e provavelmente, vai receber pelo menos mais 1 ano.
- Performance aceitável, mas aquém do que temos no mercado ao mesmo preço.
- Ecrã LCD de baixa resolução.
- Autonomia muito fraca, mesmo com bateria nova.
Em suma, comprar smartphones topo de gama com 1 ou 2 anos é aceitável, e por vezes, recomendável. Mas comprar um iPhone com 5 anos, só porque tem a maçã lá atrás? Não faça isso à sua vida.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião dos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!