Nos últimos anos, a Microsoft (neste caso o mundo Xbox) tem-se focado muito naquilo que realmente dá dinheiro… Os serviços! Ou seja, tudo serve como uma plataforma, num ecossistema que não pode nunca estar preso a único aparelho.
Sim, a venda de consolas continua a ser importante, porque é uma porta escancarada para entrar no ecossistema, onde posteriormente a Microsoft vai tentar vender jogos, mas também o seus serviços, o Xbox Live e o Game Pass. Este último, é um serviço que transformou completamente o mundo Xbox! Afinal, apesar do facto de que a Microsoft continua atrás da Sony PlayStation em relação a sucesso puro e duro, foi uma jogada que tornou todo o modelo de negócio super lucrativo.
Mas vamos por partes.
Modelo de negócio da Xbox tem uma pedra basilar. Sabe qual é?
Portanto, a Microsoft adora um cliente fiel, e na verdade, os clientes continuam fieis, porque a empresa também faz por isso. Basta olhar para o ecossistema Xbox, para perceber que todas as partes podem funcionar de forma singular, mas de certa forma, também complementam as restantes.
É exatamente por isto que o departamento Xbox anda a fazer dinheiro há 4 anos seguidos, com 8.1 mil milhões de dólares já arrecadados no ano fiscal de 2021. Sabe qual é o segredo? Segundo Phil Spencer, a pedra basilar da Microsoft no mundo dos jogos é muito simples… A expansão!
Afinal de contas, o boss do mundo Xbox foi recentemente entrevistado, onde disse o seguinte:
“O Game Pass… É muito simples. Nós investimos nos nossos jogos first party, mas também investimos em acordos com estúdios de fora para meter mais conteúdo no Game Pass. É uma fonte de receitas incrível, os jogadores pagam todos os meses, por isso, nós entregamos bom conteúdo todos os meses.
Mas além disto, todos os jogos que metemos no Game Pass, estão também disponíveis na nossa plataforma, nas nossas lojas, quer queira jogar na consola ou no PC. Aliás, até já podemos jogar na nuvem.”
É por isso que a nossa preocupação tem de estar na satisfação e expansão. O número de jogadores subscritos está a subir? Estão a jogar mais tempo? O negócio está a crescer? O número de vendas conta uma história, mas toda a saga está nisto, no crescimento do negócio. Se os jogadores estão dentro do ecossistema, estão a pagar, e até estão a chamar os amigos. É porque a coisa foi bem feita e está saudável. Apenas assim podemos crescer.”
Entretanto, no campo da expansão, a Microsoft está agora a apostar forte e feio nas SmartTVs. Consegue imaginar não ter consola e jogar com a qualidade máxima, alguns dos jogos de nova geração da Xbox Series X? É isso que a gigante Norte-Americana quer fazer. Aliás, a Microsoft quer o seu ecossistema disponível em tudo o que tenha ligação à Internet e um ecrã. Mas para isso é preciso ter calma.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!