Enquanto a Apple anda a apostar tudo o que tem nos seus próprios processadores, ao apresentar chips tão ou mais rápidos (e muito mais eficientes) em comparação ao que a Intel e AMD tem para oferecer. Parece que temos outras fabricantes a pensar fazer exatamente o mesmo. Onde temos de destacar a Samsung, que parece ter no seu novo Exynos 2200, uma arma de remesso gigantesca (feito em parceria com a AMD!), e mais recentemente, a Qualcomm!
Sim, a empresa responsável pelos processadores que dá vida à grande maioria dos smartphones Android topo de gama, está agora a equacionar apostar noutro aspeto do mundo mobile… Os portáteis!
Qualcomm quer bater o pé à Apple, Intel e AMD nos portáteis
Portanto, caso não saiba, recentemente, a Qualcomm comprou a Nuvia para meter as mãos em algum ‘know-how’ no mundo dos processadores mobile. Uma grande aposta que deve começar a dar frutos já em 2022! Visto que segundos recentes informações, vai ser nesta altura que a gigante dos SoCs mobile vai apostar forte e feio nos portáteis.
Afinal, a Qualcomm comprou a Nuvia há alguns meses, por cerca de 1.4 mil milhões de dólares. E com ela, também adicionou à sua equipa três veteranos do mundo dos processadores, provenientes de grandes empresas como a Apple, AMD, Google e Broadcom. Um trio que no passado esteve responsável por processadores super eficientes para centros de dados, mas que agora estão mais focados no mundo mobile.
A Qualcomm tem os olhos em cima da Apple! Aliás, o CEO da empresa quer lançar um processador mais poderoso e mais eficiente que o muito bem recebido Apple M1.
Isto significa que a Qualcomm quer oferecer um chip para portáteis 40~50% mais rápido (IPC) relativamente ao que a Intel tem na sua décima geração, e que a AMD trouxe para cima da mesa com a sua arquitetura Zen 2.
Por enquanto, a Qualcomm apenas tem o 8cx, 8c e 7c no mercado, que apesar de apresentarem uma eficiência excelente, ficam muito aquém da performance do Apple M1. Agora resta esperar o que vem a seguir! É que ao que tudo indica, a Apple já tem um M2 quase pronto para lançar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!