O Windows 11 chegou e quem ainda não o instalou, está ansioso por o fazer. É verdade que ainda se trata de uma versão preview. No entanto está muito estável e vale realmente a pena. Quer seja por cima do Windows 10, quer seja através de uma instalação de raíz, tudo corre de uma forma bastante simples. Seja como for, resolvi criar este tutorial passo-a-passo para instalar o Windows 11 de modo a ajudar quem precisa. Primeiro vou apresentar todos os passos e no final dou as soluções para alguns problemas para que não falte nada. Qualquer questão que surgir ajudo nos comentários.
Tutorial para instalar o Windows 11 e resolver todos os erros!
Instalação
1. A primeira coisa que tem de fazer é definir as questões relacionadas com o idioma. A versão preview tem apenas o idioma Inglês. Assim é a única opção que está disponível. No entanto, podemos selecionar o formato da hora e da moeda, neste caso para português e o mesmo acontece com o teclado.
2. A seguir basta dar um clique no botão Install Now.
3. Agora e na nova janela terá de introduzir a chave. Se estiver a instalar por cima do Windows 10 ele irá reconhecer tudo automaticamente. Como fiz uma instalação de base é necessário introduzi-la. Também pode optar por o fazer mais tarde. Nesse caso tem de escolher a opção I don’t have a product key.
4. Na próxima janela clique em Next.
5. Agora na nova janela tem que dar atenção a algumas coisas. Se optar pela opção Upgrade vai poder manter o que tem no seu computador. É excelente para instalar por cima do Windows 10. Se por outro lado quer fazer uma instalação limpa então deve optar pela opção Custom. Nada da versão anterior será migrado para esta.
6. Agora deverá aguardar até que o processo de transferência de ficheiros fique concluído.
E pronto agora que o Windows 11 está instalado no seu computador chegou a altura de configurarmos tudo. Vou explicar-lhe neste tutorial do Windows 11 o que deve selecionar e porquê. Entretanto um aparte. Vai reparar que a Microsoft teve muito cuidado com o design destas janelas. Tudo está mais apelativo e intuitivo.
7. Na nova janela escolha Portugal se for este o país onde se encontra.
Configuração
8. Agora no esquema de teclado escolha Portuguese. Isto claro está se este for o seu esquema de teclado.
9. Se tiver outro layout de teclado pode configurá-lo na próxima janela. Na maioria dos casos não será necessário.
10. A seguir o Windows 11 vai verificar a existência de updates.
11. Agora terá de dar um nome à sua escolha ao PC.
12. Vamos prosseguir este tutorial do Windows 11 com mais uma opção. Na nova janela terá de indicar se isto é seu computador ou o da sua empresa. Vou partir do princípio que é o seu, uma vez que a maioria das pessoas não vão instalar a versão preview no computador da empresa. Assim escolha a opção Set up for personal use.
13. Agora é tempo de adicionar a sua conta Microsoft e terá mesmo de o fazer. Assim utilize os seus dados [email protected] ou outra qualquer associada à Microsoft juntamente com a password.
14. A seguir é convidado a introduzir um PIN. Algo que já acontecia no Windows 10.
15. Na nova janela terá de escolher se quer deixar que a Microsoft e as apps acedam à sua localização. Isto é mesmo uma decisão sua. Tecnicamente se ativar terá acesso a serviços personalizados se acordo com o local onde se encontra. Caso contrário, a Microsoft não vai ver onde está.
16. A próxima opção diz respeito ao Find My Device. Isto pode ser importante em caso de perda ou roubo. Assim se deixar o computador em qualquer lado vai poder encontrá-lo. Caso escolha No isto não será possível.
17. A outra opção diz respeito ao envio de dados de diagnóstico para a Microsoft.
Pessoalmente considero que vale a pena ativar e fornecer as informações. Isto porque ajuda a Microsoft a resolver problemas.
18. A próxima opção neste tutorial do Windows 11 também recomendo ativar e está relacionado com o aparecimento de sugestões relacionadas com a sua utilização. Pode ser uma boa ajuda!
19. A próxima opção também ajuda a Microsoft a colocar o Windows 11 a funcionar melhor. Assim recomendo ativar.
20. O próximo ecrã está relacionado com uma questão que tem sido muito falada nos últimos tempos. A publicidade. Se selecionar sim a publicidade que receber vai estar relacionada com os seus gostos. Se selecionar não vai escolher publicidade menos relevante.
21. Chegou o momento de configurar o seu computador para aquilo que pretende fazer. Escolha a opção mais adequada.
22. Agora chegamos à questão da OneDrive. Se costuma utilizar no Windows 10 então ative. Se não quer guardar nada na Cloud e apenas quer deixar os ficheiros no computador então escolha a segunda opção.
23. Por fim tem a opção de testar gratuitamente as apps do Office com o Microsoft 365. Depois do teste fica a pagar 99 Euros por ano. Esta opção é inteiramente sua.
24. Agora é só aguardar que o processo de configuração chegue ao fim e poderá começar a utilizar o Windows 11.
Agora que já olhámos para o processo de instalação, vamos perceber como resolver eventuais problemas que possam surgir.
Tutorial do Windows 11: o seu computador não suporta o módulo TPM
O primeiro método envolve modificar o registo para conseguir instalar o Windows 11. Já para o segundo método é necessário criarem um disco de instalação personalizado.
Método 1: Modificar o registo
O primeiro método, como referi, envolve modificar o registo do Windows durante o processo de instalação do novo sistema operativo, como refere o site Windows Latest. Assim se não o fizer e o seu PC não tiver o TPM 2.0 vai aparecer uma mensagem a referir que o seu computador não é compatível.
Nesta janela terá de pressionar a combinação de teclas Shift+F10 para abrir a linha de comando. Assim depois terá de modificar o registo. Assim na linha de comando escreva regedit.exe. Depois crie um novo chave chamada LabConfig dentro de HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup. Na chave LabConfig crie duas entradas.
- BypassTPMCheck=dword:00000001
- BypassSecureBootCheck=dword:00000001
Guarde as alterações e os problemas de compatibilidade vão desaparecer.
Entretanto também pode criar uma ficheiro .reg com o seguinte comando:
Windows Registry Editor Version 5.00 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\LabConfig] “BypassTPMCheck”=dword:00000001 “BypassSecureBootCheck”=dword:00000001
Depois guarde este ficheiro .reg numa drive USB e faça a instalação do Windows 11. Entretanto durante o processo de instalação utilize a combinação de teclas Shift + F10. Depois escreva notepad e carregue no Enter.
No Notepad vá ao menu, localize e aplique o ficheiro REG. Assim isto vai ultrapassar o requisito TPM+SecureBoot.
Método 2: Criar um disco de instalação
Este método envolve modificar o ficheiro ISO.
Na prática e quando tiver já a imagem do Windows 11 tem de substituir o ficheiro appraiserres.dll que está na página sources do Windows 11 pelo que está na mesma pasta no Windows 10.
Entretanto se por algum motivo não tiver esse ficheiro dll pode descarregar nesta página onde até explicam como substituir o ficheiro.
Quando isso estiver feito basta correr o ficheiro setup.exe que está na raíz da instalação.
Como posso instalar o Windows 11 num computador não suportado
Quando tentam instalar o Windows 11 recebem logo a mensagem que o computador não tem os requisitos mínimos para correr o sistema operativo. Assim, as opções de canal serão limitadas. Aliás, exatamente o que mostra a janela em baixo.
Ou seja, devido a isto não temos hipótese de subcrever o canal Dev e como tal não vamos conseguir receber as builds que tanto queremos. Felizmente há um truque que envolve apenas uma alteração no registo para podermos ter acesso à instalação do Windows 11 beta. E não se preocupe porque tudo vai correr bem e vai funcionar sem problemas. Vamos então explicar-lhe com o fazer.
Na barra de pesquisa comece por escrever Windows Insider. Depois clique em definições do Windows Insider como refere o site Windows Latest.
Depois de abrir as definições e caso ainda não o tenha feito faça login com a sua conta Microsoft. A seguir escolha o canal de pré-visualização de lançamento como mostra a imagem abaixo. Depois quando lhe for pedido reinicie o computador.
Depois de reiniciar verifique se a opção Dev já surge nas opções do Windows Insider. Se por algum motivo não surgir então vamos fazer um truque no registo que vai resolver tudo.
Na barra de pesquisa do Windows comece por escrever regedit. Depois abra o editor de registo do Windows.
Agora no editor de registo navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsSelfHost\UI\Selection.
Clique duas vezes na chave UIBranch do lado direito da janela. Aí altere o valor ReleasePreview para Dev. Certifique-se que o valor em ContentType é Mainline e que a Chave UIRing diz External.
Agora vamos ter de navegar para outra chave. Mais especificamente para HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsSelfHost\Applicability.
Atenção que para navegar par outra chave basta copiarem o endereço que coloquei aqui na barra de cima do Regedit.
Entretanto agora nesta nova chave mude a chave BranchName para Dev. Certifique-se igualmente que o ContentType é Mainline e que o Ring é External. Feche o editor de registo e reinicie o computador.
Abra agora o programa Windows Insider e verifique se as definições estão corretas, ou seja, se Dev está selecionado.
E pronto deste modo deve ser possível instalar o Windows 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!