A Google por vezes é criticada por deixar entrar algumas aplicações perigosas na Play Store o que representa grandes problemas para a segurança. Escusado será dizer que todos sofremos com isso. Para tentar acabar com este problema, esta empresa está a implementar duas novas medidas de segurança que vão resultar em apps mais seguras.
Play Store: a Google acaba de garantir a sua segurança!
O problema com as aplicações perigosas é que normalmente as pessoas lançam-nas na loja da Google sem nada de mal embutido. Entretanto as ameaças são descarregadas mais tarde. Depois e descoberto o problema, mesmo que se queira encontrar os responsáveis fica difícil. No entanto, isto vai resolver-se.
Agora a Google vai pedir aos programadores que submetam o seu nome, morada física, número de telefone e endereço de email. Claro que tudo isto será verificado. Até aqui apenas era necessário um email e um número de telefone.
Entretanto a segunda medida é tornar a verificação de dois passos obrigatória. Ou seja, todos os que sejam programadores e queiram submeter a app necessitam de usar a autenticação de dois fatores.
Mas estas não são as únicas regras implementadas na Play Store na segunda metade do ano.
A questão é simples. Muitos programadores utilizam uma grande variedade de truques para tornarem as suas apps mais apelativas. Escrever palavras em caps só é possível se for o nome de uma marca. Da mesma forma também não será possível incluir emojis no nome das aplicações.
Os títulos das aplicações estarão limitados a 30 caracteres. Para além disso não podem incentivar a instalação ao incluirem frases como descarregar agora. Para além disso quem promover as apps com ícones especiais está fora.
Atenção que a Google vai ter uma mão muito pesada para tudo. Quem não cumprir adeus. Isto para as aplicações pagas pode ser uma chatice. É que na prática vão perder muito dinheiro se saírem da loja oficial de aplicações da Google.
A Play Store está disponível aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!