(Análise) Corsair 7000X RGB – Há bem pouco tempo, a Corsair decidiu lançar 3 novas caixas com muitas novidades e qualidades à mistura, isto numa nova gama denominada de Corsair 5000. Uma gama que por sua vez foi capaz de convencer os utilizadores casuais mas também os entusiastas.
Por isso, com esse sucesso, a gigante do mundo dos PCs decidiu lançar uma gama muito parecida, desta vez em tamanho XXL. Vamos ver o que vale?
Corsair 7000X RGB: Uma caixa super Premium e super gigante com 4 painéis de vidro!
Especificações da máquina:
- AMD Ryzen 9 3900X
- KFA2 RTX 2060 Super
- Gigabyte X470
- 16GB RAM DDR4 G.Skill Trident Z a 3200MHz
- Cooler Levante 240 da XPG
Portanto, posso desde já afirmar que as fotos não fazem jus ao tamanho desta menina, nem ao tipo de sensação premium que esta oferece ao utilizador. Ou seja, em poucas palavras, temos um design que segue a ‘antiga’ linha Corsair 5000, com a mesma atenção aos detalhes, o que dá sempre uma sensação super Premium. A grande diferença aqui, é mesmo o tamanho. Temos um formato muito maior. Aliás, tendo em conta o tamanho, temos mais vidro temperado aqui, do que na famosa gama Crystal da Corsair.
Assim, além da qualidade de construção, temos um interior enorme, que a meu ver aposta imenso nos entusiastas, que claro, normalmente gostam sempre de criar/montar o seu próprio arrefecimento a água DIY.
Afinal de contas, temos aqui a capacidade para colocar 3 radiadores de 360mm em simultâneo, e ainda a capacidade para colocar ventoinhas na lateral onde pode colocar um outro radiador de até 420mm. Entretanto, um detalhe importante é que além de ajudar a esconder os cabos, esse mesmo ar na lateral vai arrefecer os componentes da Motherboard. Onde temos de salientar as VRMs, e até os módulos de memória RAM.
Quer saber mais sobre a caixa? Então vamos por partes!
Especificações e Design:
- Compatibilidade: Mini-ITX, Micro ATX, ATX e E-ATX
- Conectividade: 1x USB 3.1 Type-C / 4x USB 3.0 Type-A / 1x combo áudio e microfone
- Fonte de Alimentação: ATX até 225mm
- Placa Gráfica: Até 450mm (Dissipador até 190mm)
- Armazenamento: Até 10 drives (4x SSD 2.5” e 6x 3.5” SSD/HDD)
- Iluminação: Controlador de luz Corsair Commander Core XT
- Dimensões: 550 x 248 x 600 mm
- Preço: 329,90€
Em suma, de forma quase inegável, a Corsair 7000X RGB faz lembrar a caixa Obsidian 500D a nível de design e até de qualidade dos materiais. Afinal, temos aqui uma caixa que vai virar muitas cabeças quando tirar fotos ao seu setup, e claro, as publicar no Instagram. Uma coisa é certa, temos muito vidro temperado escurecido que dá logo outro aspeto à build final.
Quanto às sua características mais interessante, além da qualidade de todos os materiais, temos ainda a fácil construção de qualquer sistema tendo como base esta caixa da Corsair.
Sim, além do seu tamanho enorme que faz tudo parecer pequeno ao seu lado, incluindo o meu monitor ultra-wide 34”, que parece um monitor para anões nas fotos desta análise.
Ou seja, temos aqui uma caixa quase totalmente modular e de fácil manuseamento. Afinal, muitas das peças móveis vêm com parafusos grandes que podem ser aparafusados à mão.
Aliás, até mesmo no compartimento da fonte de alimentação, se não necessitar das caixas para discos de 3.5mm, pode retirá-la, ganhando muito mais espaço para trabalhar… Ou sejamos sinceros, esconder toda a desarrumação. Isto é algo que simplesmente não irá encontrar nas caixas mais baratas, ou de marcas menos conceituadas do mercado.
O que vem incluído com a caixa?
Quanto ao que esta caixa oferece, temos um controlador RGB HUB da Corsair, o Commander Core XT. Estamos a falar de um novo controlador topo de gama, capaz de controlar até 6 ventoinhas de 4 pinos em simultâneo, trazendo ainda 6 entradas RGB. Além de tudo isto, tem duas saídas para termostatos incluídos, 1x USB 2.0 com adaptador. Esquecendo o controlador gigante, temos ainda o Carbide 275Q PWM Repeater capaz de conectar 6 ventoinhas de 4 pinos e 4 ventoinhas incluídas da Corsair de 140mm.
Entretanto, tal como nos modelos mais pequenos, como a gama 5000 e 4000, na traseira desta caixa temos ainda uma pequena porta, que vai servir para esconder os cabos, se assim você entender. Pode simplesmente removê-la.
Para terminar a parte do design, o painel superior e o painel frontal contam com 4 pontos de pressão para o segurar no sítio. Além disso, todas as entradas de ar para a caixa contam com um filtro de pó incluído, de forma a prolongar a vida da sua máquina.
Dito tudo isto, enquanto para manusear estes dois painéis basta dar um pequeno toque nas pontas para o soltar do local. Para retirar os painéis laterais, tem que remover o parafuso na dobradiça. (Contudo, tenha cuidado para ‘bloquear’ o parafuso, caso contrário, vai rodar até ao infinito.)
Felizmente, o painel de vidro lateral também conta com umas borrachas para selar melhor e proteger todo o setup. No entanto, para abrir e fechar a caixa tem de puxar na esquina, ou seja, na zona superior ou inferior, algo que numa caixa de topo podia ter sido melhor pensando, visto que a coisa é tão grande, que acaba por não dar muito jeito. Devia ter um simples rebordo para simplificar a tarefa.
Arrefecimento e AirFlow com fartura!
Uma dos grandes pontos positivos dos modelos Corsair 5000 e 7000 é sem qualquer tipo de dúvidas, o Cooling a sério! Vamos aos números!
A nível de ventoinhas, esta caixa tem a capacidade para utilizar 12 ventoinhas de 120mm ou 7 de 140mm. A nível de radiadores em simultâneo pode incluir 3 de 360mm ou 2 de 420mm. Ou seja, o Cooling neste modelo é levado bem a sério. É uma caixa para levar máquinas ao máximo das suas potencialidades.
Conclusão
Dito tudo isto, em poucas palavras, a Corsair 7000X RGB é a versão maior e ainda mais brutal da 5000X RGB que foi analisada aqui na Leak.
Temos aqui uma caixa que tem o objetivo de chegar às mãos dos entusiastas mais rigorosos. Que por sua vez não trocam funcionalidades importantes, ou eficiência no cooling, por simples luzinhas. Aliás, nesta caixa nem é necessários escolher uma ou outra, ela consegue perfeitamente fazer tudo isso em simultâneo.
Claro que nem tudo é bom, visto que todo este material ‘premium’ é extremamente pesado. Para ter noção, só a caixa consegue pesar mais de 15kg. Este é o preço se quiser ter uma caixa com material de qualidade. Ou seja, uma caixa Super Premium. O que claro, também vai ter outro ‘peso’ no preço (329.90€).
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!