Sempre que falei do novo Windows, na altura sem ainda lhe chamar Windows 11, referi em todas as ocasiões que ia estar mais voltado para os utilizadores finais. De facto, é uma das maiores apostas dos últimos tempos neste mercado. Isso comprovou-se com tudo o que a Microsoft tem feito nos últimos tempos e sobretudo com o que encontrámos na versão preview. Um design muito mais atrativo e intuitivo, o suporte para Apps android, menu iniciar e definições redesenhadas e muito mais. No entanto, a Microsoft ainda não lançou todas as cartadas. Dito isto, o Steam e a Epic Games Store podem ser as vitaminas necessárias para garantir que o Windows 11 vai chegar e manter-se com boa saúde.
Windows 11: Steam e Epic Games Store são a grande jogada!
Todos sabemos que a loja da Microsoft não é o melhor lugar do mundo. Aliás não há assim tantas pessoas a utilizarem. A experiência de utilização é fraca e nem sequer disponibiliza downloads seguros para software Windows.
No entanto, a Microsoft quer mudar isto. Assim procura tornar a sua loja muito atrativa e até já fez algumas coisas para isto, como vou referir mais abaixo. Mas talvez a maior jogada seja mesmo a integração do Steam e da Epic Games Store na loja Microsoft.
De facto, foi uma das grandes notícias da semana. É que numa entrevista ao The Verge, o responsável da Microsoft, Panos Panay, disse que a Steam e a Epic era muito bem vindas à Microsoft Store. Ou seja, as pessoas iam poder comprar todos os conteúdos, entenda-se jogos, que estão disponíveis nas outras plataformas, através da Microsoft Store. Isto é mesmo muito bom porque escusávamos de procurar nas plataformas em separado.
É uma grande jogada mas não é fácil que isto aconteça…
A Microsoft vende jogos na sua app Store. Por isso concorre tecnicamente com a Steam e a Epic Games. Ora se estas empresas listassem os seus produtos na Microsoft Store podiam afetar as suas próprias vendas. Para além disso perdiam o controlo sobre exclusivos e vendas especiais.
Mas há algo no ar que deixa adivinhar que isto pode acontecer…
O responsável da Microsoft disse ao site The Verge que mudaram, por exemplo, a sua política de comissões e outras para tornar isto possível. Até aqui levavam uma fatia de 30% em jogos. A partir de Agosto vão levar apenas 12.
Lembro que a loja de aplicações do Windows 11 chega com um novo design, maior desempenho e suporte melhorados para novas políticas de desenvolvimento.
Entretanto ao contrário da Google Play Store ou da Apple Store, a Microsoft Store vai permitir que os programadores utilizem o seu próprio sistema de pagamentos para compras dentro da aplicação. Isto é uma grande cartada já que vai dar mais mimo aos programadores do que as outras lojas. De facto, a Microsoft vai precisar de atrair o maior número de developers que conseguir para ter o maior sucesso.
Veja aqui como resolver os problemas de instalação do Windows 10. Saiba também quando é que ele chega.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!