(Análise) Portátil ASUS ZenBook Flip S OLED: A tecnologia que dá vida aos ecrãs OLED, que tanto sucesso tem feito no mundo dos smartphones, traz muitas vantagens para qualquer aparelho eletrónico. Afinal de contas, além do ganho na qualidade de imagem e eficiência energética, estes painéis são também muito mais finos e leves, devido ao facto de não necessitarem de ‘backlight’.
O que claro está, meteu muitos entusiastas do mundo dos computadores a pensar… Então… Quando é que vamos ter um portátil com ecrã OLED no mercado?
Pois bem, a espera terminou! Tudo graças a uma grande aposta da ASUS na tecnologia. Não só nas gamas mais altas (ZenBook Flip S OLED), mas também na gama de ultrabooks abaixo dos 1000€, como é o caso do ZenBook 13” OLED.
Mas vamos por partes! Hoje, vamos olhar com atenção para o ZenBook Flip S.
(Análise) Portátil ASUS ZenBook Flip S OLED: Um novo mundo!
Introdução e Preços
Portanto, o ZenBook Flip S é sem qualquer tipo de dúvidas, um portátil 2 em 1 Premium, chegando ao mercado com um ecrã OLED 4K (touchscreen), sendo também equipado com processadores Intel Tiger Lake, e claro, conectividade Thunderbolt 4.
Entretanto, como é óbvio, o facto de ser uma máquina Premium tem um preço, e neste caso, este está situado nos 1499,99€.
Dito tudo isto, ao contrário de outros mercados, o ZenBook Flip S apenas está disponível em uma única versão em Portugal. Versão essa, que de forma muito curiosa, chegou e esgotou quase no imediato! (Temos mais unidades a caminho agora no verão).
Uso no dia-a-dia e Design
A ASUS anda a apostar forte num design base para as suas gamas mais premium, e claro, o ZenBook Flip S segue essa mesma estratégia ao milímetro. Dito isto, este 2 em 1 está disponível na cor Jade Black, cor essa acompanhada por alguns acabamentos de cobre que ficam simplesmente a matar. É um design que grita Premium, sem sair muito do molde que a ASUS definiu para estes aparelhos.
Temos assim uma máquina que pesa apenas 1.2kg, não sendo assim o ultrabook mais leve do mercado, mas que compensa isso com uma qualidade de construção e ‘feeling’ simplesmente brutais. Na minha opinião, é um aparelho que se sente como portátil, mas que também é capaz de oferecer um grande conforto como tablet. Uma formula que não é nova, mas que é sempre difícil de alcançar em pleno.
Além de tudo isto, temos uma grossura de apenas 13.9mm, que mais uma vez, também não representa a espessura mais baixa do mercado, mas que fica a matar nesta máquina.
Em termos de conectividade, temos uma entrada USB 3.2, outra entrada HDMI, e ainda 2 entradas USB-C, ambas com suporte a Thunderbolt 4, ambas capazes de carregar o portátil. No entanto, no campo das portas USB-C, fica a sensação que pelo menos uma delas poderia ter ido para o outro lado do portátil, para facilitar o carregamento caso lhe dê mais jeito meter o carregador noutra posição.
Curiosamente, por alguma razão, não temos uma saída de áudio de 3.5mm! É algo natural no mundo dos smartphones, mas que verdadeiramente ainda não faz grande sentido no mundo dos portáteis. Especialmente nesta máquina, que até tem uma excelente seleção na componente da conectividade. Mas verdade seja dita… Eu não me lembro da última vez que utilizei auscultadores com fios. Por isso, não é de todo o fim do mundo. (A ASUS até inclui um adaptador na caixa!)
Conforto do Teclado e TouchPad
O teclado do portátil é decente, mas fica um pouco aquém daquilo que a própria ASUS é capaz de oferecer em outros aparelhos como o ZenBook Duo. É decente, mas não é o melhor da sua gama. Já o touchpad, é simplesmente brutal! Com a sua superfície de vidro de grandes dimensões, temos uma experiência super rápida e responsiva.
Curiosamente, este touchpad também conta com a cada vez mais tradicional calculadora física, que agora pode ficar sempre ligada, mesmo que continue a navegar na Internet ou em folhas de Excell gigantes.
Ecrã: O ponto mais positivo de todo o aparelho!
Temos um portátil compacto, com um ecrã também ele bastante compacto (13.3”) com uma proporção de 16:9. Ou seja, por alguma razão, a ASUS decidiu não apostar nas proporções 16:10 ou 3:2 que estão agora super populares nas gamas focadas na produtividade.
Dito isto, o ecrã tem margens super pequenas, mas que como temos dito deste o início, não são as margens mais pequenas do mercado. Em suma, são finas graças à implementação de um ecrã OLED. Mas não demasiado finas devido ao facto de ser um 2 em 1, ou seja, ser usado como tablet.
Entretanto, o ecrã 4K cobre toda a gama 100% sRGB, AdobeRGB e DCI-P3. Sendo indicado para consumo de multimédia, produtividade, e claro, para criativos.
Performance
Como disse em cima, existe apenas uma versão deste portátil no nosso mercado, contando com um processador Intel i7-1165G7, 16GB de memória RAM DDR4 e 1TB de armazenamento. Além de tudo isto, temos ainda suporte a Wi-Fi 6.
Como é óbvio, não existe aqui espaço para uma placa gráfica dedicada, mas lá está… Se quer um portátil para jogar, ou para tarefas gráficas mais intensas, nunca poderá optar por um ultrabook, especialmente um 2 em 1.
Em suma, é um aparelho capaz de garantir uma boa performance no dia-a-dia, sendo mais do que o suficiente para a grande maioria dos utilizadores.
Bateria
Em termos de bateria, o Flip S impressiona com 15 horas de autonomia no papel, um número que é possível de alcançar com uma utilização ligeira. No dia-a-dia, com uso ‘normal’, vai conseguir chegar facilmente às ~13 horas. Ou seja, é uma máquina que lhe dá algumas garantias a sair de casa sem carregador.
O carregamento é feito através de um carregador USB-C de 65W, mas pode utilizar qualquer carregador USB-C PD. Entretanto, com o carregador incluído, é possível carregar 42% em meia hora.
Conclusão
Em suma, o ASUS ZenBook Flip S oferece um pacote muito interessante, sendo capaz de oferecer performance, autonomia, e claro, um design muito apelativo para qualquer consumidor.
Isto sem nunca esquecer o incrível ecrã OLED que transforma esta máquina, e pelos vistos, tem o potencial para revolucionar o mundo dos computadores portáteis. Na minha opinião, é um dos melhores portáteis 2 em 1 que o dinheiro pode comprar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!