Apesar do recente divórcio entre a Apple e a Intel, a gigante responsável pelo MacBook continua a fazer encomendas de processadores à antiga parceira. Mas isso vai acabar… E quando finalmente terminar, a Intel vai sofrer um pouco.
Primeiramente com uma quebra na quota de mercado de portáteis, e posteriormente, com uma parceira que se transforma agora em uma das suas maiores rivais.
Intel vai perder quota de mercado graças à Apple!
Portanto, segundo o DigiTimes, a Apple está neste momento a planear cortar as encomendas de CPUs Intel em 50%, o que irá resultar numa diminuição de 10% na quota de mercado da gigante dos processadores até ao fim de 2022. Uma tendência que deverá continuar em 2023 e 2024, à medida que a Apple vai apostando mais e mais nos seus processadores ARM.
Para ter a noção do impacto, a Apple é neste momento responsável pela compra de 10% de todos os processadores que a Intel produz.
Em suma, a Intel vai perder cerca de 50% das encomendas da Apple no imediato, e num futuro bem próximo, vai perder a totalidade deste negócio. Algo que já era esperado por todos, mas que apenas agora mostra o que poderá fazer ao império da gigante azul.
Entretanto, com a Apple fora do barco, a Intel está agora a apostar na inovação, ao mesmo tempo que se prepara para o lançamento do Windows 11. Afinal de contas, a próxima geração de processadores Core 12000 (Alder Lake) já vai ser baseada num design big.LITTLE, ou seja, em dois tipos de núcleos de processamento dentro da mesma die. A Intel tem de dar o tudo por tudo em 2021 e 2022, especialmente agora que o processo de 10nm para estar finalizado e pronto a dar luta ao que já podemos encontrar no mercado! O problema é que a Apple tem acesso ao processo de 5nm e 3nm da TSMC…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!