A Microsoft voltou a lançar um teaser para o Windows 11. Num vídeo de onze minutos colocado no YouTube, são mostrados um conjunto de sons de arranque para várias versões do Windows. Todos eles estão em modo lento e a Microsoft classifica este vídeo como relaxante. De facto, o objetivo é acalmar-nos antes do evento Windows que ocorre no dia 24 de Junho.
Microsoft lança teaser vídeo para o Windows 11! Veja-o aqui
Aliás a própria legenda do YouTube diz “está a ter problemas em relaxar porque está muito excitado com o evento de 24 de Junho?”. “Faça uma viagem pelos sons de arranque do Windows 95, XP e 7 em forma lenta”.
Isto tem todo o ar de teaser para um novo som de arranque para o Windows 11. Pode ver o vídeo abaixo.
De facto o som de arranque sempre foi algo muito característico do Windows. Mas a uma dada altura algo matou este som.
O CSI deste caso foi Jensem Harris que trabalhou como diretor da equipa de Windows User Experience (WUE). Ele explicou recentemente o motivo para a empresa ter desativado o som de arranque no Windows 8 e Windows 10, por defeito. Sim, porque ele está incluído. A questão é que está desativado.
Ora desativou-se o som de arranque porque os dispositivos Windows modernos funcionam de forma um pouco diferente.
Podem ser utilizados a qualquer altura e em qualquer lugar. Dito isto, o som de arranque pode incomodar as pessoas que estiverem numa reunião ou se estiver numa aula e tiver de reiniciar o computador.
De facto, isto foi o resultado da transição para um mundo moderno onde os PCs assumem quase o papel de dispositivos móveis – sempre prontos a funcionar e podem ser utilizados em todo o lado.
Quando a Microsoft começou a trabalhar nos dispositivos modernos começaram a otimizar as plataformas sobretudo para uma utilização em modernidade. Dito isto, enquanto uma equipa da Microsoft estava ocupada a passar o Windows para processadores ARM, outra começou a desenhar uma interface que se adaptava de melhor forma a tablets. Foi nessa altura e enquanto pensavam em várias coisas que se começaram a aperceber que o som de arranque sempre que o Windows iniciava podia ser irritante e até estranho. Por exemplo, quem tem de trabalhar até tarde, por algum motivo tem de reiniciar e não quer acordar ninguém.
Assim, acabou o som de arranque. Isto para evitar incómodos e situações constrangedoras.
No entanto, a Microsoft não removeu inteiramente a opção e é possível ativá-la. Veja aqui como o fazer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!