Como deve saber, a crise de produção meteu alguns travões no planeamento da AMD para 2021. Por isso, temos muitos indícios a sugerir que não iremos ter qualquer lançamento de novos produtos este ano, com tudo a ser adiado para 2022.
Aliás, segundo a própria AMD, a microarquitetura Zen 4 para processadores, e arquitetura gráfica RDNA 3 para placas gráficas, chegam ao mercado em 2022, provavelmente ao mesmo tempo.
Então… e 2021?
AMD: CPUs e GPUs de nova geração vão sair ao mesmo tempo (2022)
Portanto, de acordo com o planeamento interno da AMD, que chegou agora à Internet, a microarquitetura Zen 4 vai chegar em 2022, sendo baseada no processo de 5nm da TSMC. Esta vai ser a primeira implementação da tecnologia EUV num produto AMD.
No entanto, como a Intel está a preparar tudo para o lançamento dos Core 12000 ainda em 2021… Ficámos a saber ser possível existir o lançamento de uma arquitetura Zen 3+!
Uma gama de produtos que pode dar vida aos Ryzen 6000, ao combinar a arquitetura Zen 3 com o novo Vertical Cache 3D da AMD. Uma mudança que poderá dar origem a novos processadores ainda em 2021, capazes de oferecer um ‘boost’ de 15% em várias tarefas, como os jogos.
Entretanto, no campo das placas gráficas, estamos também à espera da arquitetura RDNA 3 em 2022. Onde deve existir um grande foco na melhoria da performance Ray Tracing, que comparativamente à oferta da NVIDIA, foi o grande calcanhar de aquiles. Além disto, também é esperada uma grande melhoria na performance de rasterização, o que poderá meter algum medo à velha rival verdinha.
Em suma, vamos ter Zen 4 e RDNA 3 em 2022, muito provavelmente com um lançamento simultâneo. E claro, a possibilidade de novos processadores em 2021, consoante aquilo que a Intel fizer no terceiro trimestre de 2021.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!