Apesar da crise de produção, e de não existirem muitas placas gráficas no mercado, especialmente nas gamas mais altas, a verdade é que este mundo continuou a crescer no início de 2021. Afinal de contas, comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado, numa altura em que o COVID ainda não tinha feito das suas… O mundo das placas gráficas cresceu 35%!
Crise? O número de placas enviadas para as lojas aumentou 35%
Portanto, estes números chegaram à Internet via análise da Jon Peddie Research, onde ficámos a saber que a totalidade do mercado de placas gráficas no primeiro trimestre de 2021, equivale a cerca de 119 milhões de unidades. Curiosamente, em termos de quota de mercado, a NVIDIA cresceu 0.62%, enquanto a AMD caiu 0.12%.
Entretanto, além de toda esta informação, parece que já podemos encontrar placas gráficas dedicadas em cerca de 26% de todos os computadores enviados para o mercado.
Similarmente, o mundo dos processadores também cresceu 39% no primeiro trimestre do mundo.
O segundo trimestre do ano já deverá apresentar uma queda, mas é esperado que o terceiro e quarto trimestre já comece a mostrar uma retoma da produção. E claro, com o lançamento das RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti, também devemos ver algumas movimentações nas quotas de mercado.
Em suma, existe mesmo uma crise de produção, mas não pense que as fabricantes não andam a fazer o tudo por tudo para meter produtos nas prateleiras. O problema é com o aparecimento da pandemia, a procura subiu tanto… Que mesmo a bater recordes de produção, o mundo dos PCs não está a conseguir responder a todos os pedidos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!