Caso não saiba, a AMD anunciou o lançamento do seu FSR (FidelityFX Super Resolution) na Computex 2021, aquilo que é na prática, uma alternativa ao DLSS da rival NVIDIA. Mas que curiosamente, apesar da rivalidade, suporta placas NVIDIA GTX ou RTX.
Aliás, enquanto o DLSS da NVIDIA apenas existe em placas gráficas GeForce RTX 20 e RTX 30, o FSR da AMD chega a um número incrível de placas, onde temos de incluir as velhinhas RX 470 e RX 480.
A alternativa da AMD ao DLSS suporta placas gráficas de 2016!
Portanto, na altura do anúncio, a AMD confirmou que o FSR iria chegar até à gama RX 500 lançada em 2017. No entanto, passados alguns dias, a gigante dos processadores e placas gráficas decidiu juntar as ainda mais antigas RX 470 e RX 480 do longínquo ano de 2016. Estamos a falar de placas gráficas com 5 anos!
Assim, quando chegar ao mercado, o AMD FSR vai ser compatível com todas as gamas Radeon até à RX 400, bem como todas as gamas NVIDIA GeForce até às GTX 10. Curiosamente, é esperado que a AMD também suporte as placas gráficas da Intel, quando estas forem finalmente lançadas.
Conclusão
Ainda não sabemos muito bem como é que o FSR se irá portar contra o DLSS da NVIDIA. Mas uma coisa é certa, em termos de compatibilidade de hardware… A AMD está a fazer algo fantástico! Ao suportar placas gráficas com mais de 4 anos, sejam estas placas Radeon ou NVIDIA GeForce.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!