A Alienware (Dell) anda a vender portáteis com RTX 3070 limitadas

Normalmente, quando confiamos numa marca, olhamos para a lista de especificações daquilo que queremos comprar, e gostarmos, levamos para casa sem qualquer questão adicional. Pois… Isto às vezes pode correr mal!

Afinal de contas, ao que tudo indica, a Alienware (uma submarca da Dell), anda a vender portáteis com versões artificialmente limitadas da placa gráfica RTX 3070. Como é que sabemos isto? Estão a aparecer consumidores com um modelo da fabricante, a apresentar um número de núcleos CUDA muito abaixo daquilo que seria normal. Para ter noção, o número é inferior aos núcleos da mais fraca e barata RTX 3060 Ti.

A Alienware (Dell) anda a vender portáteis com RTX 3070 limitadas

dell, alienware

Portanto, estamos a falar de relatos de consumidores que decidiram comprar um portátil Alienware M15. Que, por sua vez, alegadamente conta com uma placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce RTX 3070. Ou seja, uma placa que deveria ter 5120 núcleos de processamento CUDA. Mas não é isso que está acontecer, visto que muitos deles, quando instalaram o GPU-Z e verificaram o GPU, encontraram um número muito abaixo do esperado no campo CUDA.

Pelos vistos, a BIOS stock do Alienware m15 limita o número de núcleos a 4608. Algo que entretanto já foi corrigido pela fabricante, com a versão R4 da BIOS.

Ou seja, aparentemente, a Alienware quis limitar propositadamente a performance da placa NVIDIA. Visto que o GPU que lá está, é realmente uma RTX 3070, com os tais 5120 núcleos físicos. No entanto, caso não saiba, é possível mudar este número de núcleos a partir da vBIOS, de forma a limitar o consumo de energia, ou aquecimento do componente.

Isto pode ter sido um simples erro da Dell, mas também pode não ter sido… O que é estranho, e claro, merece uma explicação.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também