Quando o USB-C apareceu pela primeira vez no mercado, muitos foram os especialistas a afirmar que tínhamos aqui a melhor invenção de sempre depois do aparecimento do pão fatiado. Tudo devido ao potencial da tecnologia, que acima de tudo, trazia para cima da mesa a possibilidade de substituir todos os outros cabos, por um único, simples, poderoso e barato cabo USB.
Dito isto, lá pelo USB-C já ser o standard no mundo da computação, não quer dizer que não existe espaço para evoluir. Afinal de contas, a versão 2.1 vai agora permitir chegar a velocidades de carregamento de 240W, quando o limite anterior se situava nos 100W.
O USB-C vai evoluir forte e feio! 100W? Vamos passar para os 240W!
Portanto, temos algumas mudanças muito interessantes a caminho do standard USB-C, onde a que mais se destaca, é mesmo o aumento da capacidade de carregamento, graças à implementação do EPR (Extended Power Range), que deverá chegar a vários aparelhos já na segunda metade de 2021.
Isto também vai mudar a forma como se ligam monitores e ou TVs, visto que a partir de agora vai ser possível utilizar um único cabo para fornecer imagem a um monitor topo de gama 4K. Que curiosamente, já começam a aparecer em números bastante interessantes, com especificações capazes de meter muitos computadores topo de gama com medo.
Entretanto, também vai ser possível utilizar um destes novos cabos para dar energia a um hub. Que por sua vez poderá dar energia a vários tipos de aparelho ao mesmo tempo, dividindo os 240W.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!