Volta e meia recebemos SMS falsas pelas mais variadas razões. Ou tentam-nos impingir algo que não queremos ou querem enganar-nos. Na maioria dos casos as SMS parecem mesmo ter sido enviadas por entidades oficiais. No entanto, isto está bem longe da verdade. Os esquemas atuais valem-se de tudo. Avisos falsos para vacinas, problemas na alfândega ou uma encomenda que não pode ser entregue. Hoje parece que foi um desses dias. Um esquema que andava a circular, aparentemente desde o início do ano, ganhou ainda mais força e aproveita-se de SMS falsas para dizer às pessoas que têm uma encomenda retida e que devem seguir um link para resolver a situação.
Milhares de SMS falsas estão a fazer vítimas! Não caia no esquema!
Em todas as mensagens vem um link e o problema é que quando a pessoa carrega instala um rootkit que dá acesso ao telefone. Ou seja, é realmente muito perigoso. Dito isto, todos os seus dados inclusivamente as palavras-passe podem cair nas mãos erradas. Já imaginou o que é ter toda a sua vida nas mãos de outras pessoas?
A mensagem que chega aos smartphones nem está muito bem feita. Ainda assim é o suficiente para já ter enganado muitas pessoas. É por esse motivo que mal a receba tem de apagar logo! É que caso contrário irá ter muitos problemas.
Para além desta há muitas que utilizam o bom nome do CTT Expresso e que relatam que uma encomenda não foi entregue e que por esse motivo é necessário re-agendar. Escusado será dizer que o resultado é o mesmo.
Entretanto há mais uma ameaça a circular pela Europa e que chegou a Portugal que utiliza o nome da DHL.
Para ter uma ideia do que estou a falar vamos olhar pra o funcionamento desta ameaça.
Recebemos uma mensagem SMS. A que mostro abaixo pertence a esta ameaça. Está em Italiano mas dá para percebemos.
Resumidamente diz-nos que podemos seguir a nossa encomenda na ligação abaixo, como acontece com tantas transportadoras. O problema é que quando seguimos esse link somos convidados a instalar uma aplicação que aparentemente pertence à DHL mas é falsa. Assim que a instalamos estamos a dar todos os nossos dados aos criminosos. Mas faz mais do que que nos roubar o dados. É que o nosso número será utilizado para distribuir mais mensagens SMS maliciosas que vão enganar outras pessoas.
A DHL assim que soube desta ameaça começou de imediato a combatê-la! Dito isto, já reportou e bloqueou centenas de sites e domínios que estão a espalhar esta ameaça. Para além disso, em todos os países que estão a ser atacados a DHL está a alertar todas as pessoas no site localizado de cada país.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!