Muito recentemente, a Phison foi capaz de juntar um novo controlador a uma nova tecnologia de memória NAND Flash, o que por sua vez resultou num ‘pacote’ capaz de apresentar resultados acima das soluções NVMe mais rápidas do mercado.
Sim, temos aqui um SSD capaz de ultrapassar o muito recente Samsung 980 Pro, ao mesmo tempo que anula algumas das desvantagens que os SSDs PCIe 4.0 têm apresentado até aqui.
Os SSDs PCIe 4.0 estão a evoluir de uma forma incrível!
Portanto, a sample que a Phison anunciou, que por sua vez troca a tecnologia TCL NAND de 96 camadas da Micron, por uma nova solução de 176 camadas. Isto ao mesmo tempo que utiliza em pleno o seu controlador mais recente, foi capaz de garantir resultados muito superiores aos atuais topos de gama Samsung 980 Pro e Corsair MP600 Pro. Curiosamente, este último até usa o mesmo controlador, mas continua a ser baseado em chips NAND flash de 96 camadas. Apenas o WD Black SN850 é capaz de rivalizar a velocidade desta nova drive. (Infelizmente, é uma das drives mais caras do mercado.)
Para ter noção, em uso ‘normal’, a grande maioria das drives NVMe m.2 do mercado são ~10% mais lentas. Isto enquanto as soluções SATA são mais de 50% mais lentas. Mas a grande surpresa nem sequer está aqui, visto que apesar de os ganhos de performance serem muito interessantes… O que realmente salta à vista é a consistência da velocidade de escrita. Afinal de contas, em vez dos tradicionais 1.5 GB/s sem a ajuda da cache. A nova memória de 176 camadas foi capaz de duplicar este número. Aliás, até foi capaz de chegar aos 3.15 GB/s constantes, uma velocidade superior ao que o Samsung 970 Pro é capaz de oferecer. Um SSD que tem sido imbatível nesta métrica… Até agora.
Infelizmente ainda não temos qualquer preço relativo a este produto, mas é provável que seja uma drive de armazenamento cara. Provavelmente entre os 450 e os 550€.
Leia toda a análise aqui.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!