HMD Global: Nokia acaba de ganhar a maior notícia desde 2019!

A HMD Global tem lutado para competir no mercado dos smartphones com os seus Nokia. No entanto, os últimos dados do mercado indicam que as coisas podem finalmente estar a melhorar para esta empresa. A Counterpoint Research revelou que 2 milhões de smartphones Nokia foram para distribuição no primeiro trimestre de 2021. É um aumento de quase 18% em relação aos 1,7 milhões de unidades enviados um ano antes. Ou seja, boas notícias para a Nokia desde 2019.

HMD Global: Nokia acaba de ganhar a maior notícia desde 2019!

A melhoria foi atribuída ao forte desempenho da HMD Global em África e em algumas partes da Europa. Durante o trimestre enviaram-se mais 11 milhões de telemóveis da Nokia, acima dos 8,6 milhões do 1º trimestre de 2020.

De volta aos smartphones, a HMD Global caiu do número 17 para o número 18 na lista dos melhores fabricantes do mundo. Isto está longe de ser impressionante, especialmente se considerarmos que a Nokia atingiu o 8º lugar em meados de 2018.

Mas a boa notícia é que o já referido crescimento de envios, o primeiro em quase dois anos, foi registado antes de a marca ter revelado a sua gama de smartphones atualizada composta pelas linhas Nokia C, Nokia G e Nokia X.

Estes dispositivos estão a chegar às prateleiras em todo o mundo, pelo que o impacto sente-se em agosto, quando se revelarem os números de envio do trimestre em curso. No segundo trimestre de 2020 foram enviados 1,4 milhões de smartphones Nokia, pelo que não deve ser muito difícil.

De facto, nem a notícia que que os equipamentos Nokia vão ter o Android 11 mais tarde, desmotiva.

Inicialmente o Android 11 devia começar a chegar em Outubro do ano passado. Nessa altura, três equipamentos deveriam ser os primeiros a recebê-lo, com os restantes a terem direito na primeira metade de 2021. Ora tudo se começou a atrasar e nem havia grande necessidade disso. É que a HMD Global não altera muito as ROMs dos equipamentos. O Nokia 8.3 5G foi o primeiro dispositivo da empresa a obter o Android 11 e a atualização chegou em Fevereiro em vez de ser no quarto trimestre de 2020.

Nokia 9.3 Pure View, smartphones Nokia Android 11

Entretanto para tentar esclarecer tudo, a HMD Global publicou o roadmap para o Android 11, e reflete todos os atrasos. Dito isto, as atualizações para a maioria dos smartphones Nokia atrasaram um trimestre. Assim, o Nokia 6.2 via receber o Android 11 no terceiro trimestre de 2021, em vez de no segundo trimestre. Já o Nokia 5.2 deve recebê-lo no quarto trimestre de 2021.

Seja como for, é bom saber que apesar de todos os atrasos estes equipamentos ainda terão direito ao update. Na prática o que as pessoas querem é o Android 11.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também