Caso não saiba, o mercado de criptomoedas parece ter implodido! A Bitcoin está em queda livre, o que claro está, fez com que todas as altcoins também começassem a cair. Isto inclui o Ether/Ethereum, a moeda preferida dos miners de placas gráficas.
Assim, se esta tendência continuar nos próximos tempos, com um verdadeiro ‘crash’ no mercado, é muito provável que as muitas plataformas de revenda de material fiquem cheias de placas gráficas em segunda mão. Está pronto para finalmente comprar uma placa gráfica? Ou montar um PC?
Placas Gráficas: Se a Bitcoin continuar a cair… Vai ser bonito!
Portanto, ainda é muito cedo para dizer que a Bitcoin vai crashar. Ou seja, que tudo vai voltar ao normal, e que os passarinhos vão todos cantar no fim do dia. Mas se esta tendência de correção ao valor da moeda mais popular do mercado estiver para continuar, é muito provável que o fenómeno do mining comece a perder importância. O que vai levar muita gente ao ‘panic sell’.
Ou seja, toda a situação vai fazer com que muito boa gente tente reaver algum do dinheiro investido ao vender todo o hardware comprado nos últimos meses. Nomeadamente as placas gráficas de nova geração que tem voado das prateleiras das lojas, infelizmente para dar vida a rigs de mining.
Muito resumidamente, plataformas como o Facebook Marketplace, OLX e eBay vão provavelmente ser inundadas de material, o que posteriormente irá acabar por afetar o mercado normal, com as lojas a começarem a baixar os preços. Aliás, a própria NVIDIA já anunciou que todas as novas RTX 30 já contam com um novo sistema de limitação de hash-rate. Por isso, tudo indica que as coisas estão a melhorar para o mundo dos PCs.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.